Vigilância em condomínios

quinta-feira, 25 de julho de 2013
Vigilância em condomínios

Procura por serviço de vigilância em condomínios cresce 30% na região

Mercado imobiliário aquecido em São Carlos (SP) seria um dos motivos.Outra explicação é o aumento da sensação de insegurança, diz sindicato.

A procura por serviços de vigilância nos condomínios cresceu cerca de 30%, segundo os sindicatos de São Carlos (SP) e região. Uma das explicações é o aumento da sensação de insegurança. Outro motivo tem relação com o mercado imobiliário, que está aquecido.

Cada vez mais os moradores buscam os condomínios fechados, que por sua vez investem em segurança. Para o sindicato que representa a categoria, a procura tem relação com o aumento da criminalidade, mas o crescimento foi pequeno. Nos primeiros cinco meses do ano, por exemplo, o número de ocorrências registradas em prédios cresceu pouco mais de 3% em relação ao mesmo período do ano passado.

O diretor de uma empresa de vigilância, João Almeida, disse que a expansão do mercado imobiliário tem contribuído para a procura de mão de obra qualificada. “Existem mais condomínios fechados, horizontais e verticais, e somos muitos procurados para fazer a segurança desses locais”, disse.

Curso

Em um curso preparatório na cidade forma cerca de 100 alunos por mês. Nas aulas eles aprendem a usar armas e como agir em situações de risco. “O indivíduo que não tem capacitação e não é preparado você entrega, por exemplo, uma arma na mão dele, coisa boa ele não vai fazer”, ressaltou o professor do curso Sérgio de Matos.

Morador em Ribeirão Bonito (SP), o vigilante Aguinaldo Albano passou por uma situação inesperada quando o mercado em que trabalhava foi assaltado. Como atuava de forma ilegal, ele decidiu se profissionalizar para estar melhor preparado em uma situação inesperada.

A qualificação aumentam as chances de trabalho. Depois de uma tentativa de roubo, um condomínio pretende contratar profissionais especializados. “A ideia é minimizar os riscos de invasão, por isso procuramos cada vez mais fortalecer a estrutura do condomínio”, disse o síndico Paulo Lopes.

Clandestinos

Um levantamento do Sindicato Estadual dos Vigilantes revelou que, três em cada quatro vigilantes que atuam no estado são ilegais.

O profissional deve fazer um curso e ser registrado na Polícia Federal (PF). Durante a preparação um teste psicológico atestará se o candidato pode portar arma de fogo.

Além de portar uma habilitação específica, o vigilante legalizado não pode ter antecedentes criminais.
Antes de contratar um serviço de segurança, é importante verificar a opinião do mercado, buscar informações sobre a empresa e conversar com clientes atuais e antigos.

O salário inicial de um vigilante gira em torno de R$ 1,1mil, valor próximo ao piso da categoria.

Fonte: http://g1.globo.com/