O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Manutenção

Vistoria em Maceió

Prefeitura da cidade quer inspecionar edificações mais antigas

Publicado em: segunda-feira, 12 de março de 2012

 Comissão vai inspecionar prédios antigos em Maceió

Órgãos recebem cerca de 10 reclamações ao dia de prédios com estruturas précárias
 
Assustados com os acontecimentos envolvendo prédios antigos no Rio de Janeiro, órgãos como a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), Corpo de Bombeiros e o Conselho Regional de Arquitetura de Alagoas (CREA-AL), recebem diariamente juntos, cerca de 10 ligações de moradores reclamando da estrutura de edificações onde moram ou trabalham.
 
Preocupados com essa estatísticas, na manhã desta quinta-feira (08) representantes desses órgãos juntamente com a Defesa Civil Municipal se reuniram para discutir a situação dos prédios antigos existentes na cidade, que podem oferecer risco à população, em caso de desabamento. No encontro, construções antigas e prédios públicos espalhados na cidade foram apresentados pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEMPLA) no intuito de criar medidas preventivas contra possíveis catástrofes dessa natureza.
 
Uma comissão multidisciplinar composta pela SMCCU, COMDEC, CREA-AL e CBM-AL será formada e os membros irão avaliar a situação dos prédios antigos existentes na cidade e averiguar a condição de risco oferecida.
 
“Depois do que aconteceu no Rio de Janeiro, as pessoas estão mais preocupadas com a estrutura e condições dos edifícios onde moram”, relatou Jackson Cabral, superintendente do CREA-AL.
 
A avaliação das edificações constará de três etapas. A primeira é o levantamento e identificação de prédios antigos que apresentam condições de conservação precárias ou problemas estruturais com risco eminente de desabamento. Após a identificação dessas construções, será feita uma vistoria pelos integrantes da comissão, que apontará a necessidade de uma perícia técnica no local.
 
Segundo Jackson, as localidades com maior registro de reclamações são os bairros do Farol, Centro e Jaraguá. “ Estamos realizando um trabalho preventivo e educacional. Cada caso será avaliado por peritos especializados e dados seus devidos diagnósticos. Inclusive alguns prédios públicos também passarão por essas vistorias”, completou.
 
Em um terceiro momento, constatando-se o risco de desabamento, a Defesa Civil juntamente com o Corpo de Bombeiros atuarão na desocupação e a interdição da área ao redor do prédio.
 
Até o momento, cerca de 10 construções foram elencadas para serem vistoriadas pelos órgãos nas próximas semanas, começando pelos prédios públicos mais antigos do município de Maceió.
 

Câmara de Vereadores entra na discussão

 
Sobre o assunto, a Câmara Municipal de Maceió irá realizar hoje às 9h, uma audiência pública sobre a lei que regulamenta a inspeção em edificações públicas e privadas na cidade. Na ocasião, especialistas da área de construção civil irão fazer uma explanação sobre a adaptação da lei à atual realidade de Maceió, a fim de evitar tragédias como a que ocorreu no Centro Histórico do Rio de Janeiro.
 
O presidente da Casa, Galba Novaes, afirmou que a Câmara está aberta para a discussão e elaboração da lei municipal, que garanta a segurança daqueles que residem e trabalham em prédios da capital.

Fonte: http://www.correio24horas.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...