Prestação de contas - acesso à documentação antes da assembléia de prestação de contas

Boa noite, No ano passado, após publicação do edital para a Assembléia de Prestação de contas, eu solicitei a síndica do prédio que me enviasse as cópias dos documentos que comprovavam os gastos e os documentos referentes à gestão do condomínio para que eu pudesse analisar antes da reunião uma vez que a assembléia ocorre em local com pouca iluminação e pelo fato de ela ter se recusado a dar acesso a esses documentos ao longo do ano. Ciente do custo que envolve a confecção de cópias, eu me prontifiquei a arcar com os custos. Nesse condomínio atua uma espécie de financiadora chamada Assiscon e por diversas vezes eu solicitei acesso ao contrato que foi estabelecido entre o condomínio e essa empresa a fim de entender quais são as atribuições dessa empresa em relação ao condomínio e também em função dos retornos pouco convincentes da síndica em relação ao estado de conservação do condomínio. Pois, bem, a síndica de recusou a dar acesso a documentação antes da reunião. E na hora da reunião eu não tive tempo hábil para ver toda a documentação e ainda fui impedida de assinar a ATA e de constar na mesma a ausência de diversos documentos que não foram apresentados na reunião tais como: recibos de contribuição previdenciária e engargos trabalhistas de empregados de condomínio que fazem a limpeza (um dos funcionários da limpeza é a própria síndica, que se contratou!), contrato da empresa que administra o condomínio dentre outros. Se aproxima uma nova assembléia, e como eu não pretendo me desgastar eu gostaria de saber se é possível pedir a exibição dos documentos a serem apresentados na assembléia antes da reunião por via judicial? Além disso, gostaria de saber se o síndico que pretende se reeleger deve prestar contas antes de iniciar o novo mandato, caso seja eleito, ou pode iniciar um novo mandato e depois prestar contas?

Imagem de perfil Luiza
Condômino(a)