O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Carolina Pichirilli Fontes

Como é escolhido o presidente e o secretário das assembléias?

Por Carolina Pichirilli Fontes
Perguntou há mais de 1 ano

Em todas as assembleias serão os mesmos? O presidente e o secretários tem que ser condôminos ou poderão ser inquilinos?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Carolina, vamos começar por explicando que para que o inquilino possa participar das assembleias precisa apresentar uma procuração do proprietário; agora sobre o presidente e a secretária eles são escolhidos no início da assembleia entre os presentes e irão presidir e secretariar apenas essa assembleia, na próxima deve-se repetir o processo de escolha entre os presentes à assembleia, podem ser escolhidos os mesmos participantes para os cargos, mas a escolha é feita no início da cada assembleia.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Oi Carol

No início dos trabalhos a assembleia elege um condômino para presidente, claro, qualquer inquilino que esteja participando estará com a procuração do locador, entao pode ser eleito também. E o prsidente indica o secretário, via de regra será o funcionário da administradora, porque ele é quem fará a ATA.

Cada assembleia escolhe um presidente, na teoria. Na prática o presidente tem a responsabilidade final sobre um monte de coisas: verificar se tem inadimplentes votando, verificar as procurações, dirigir os trabalhos, assinar a própria ATA. O síndico não entra nessa, simplesmente não é problema dele.

O que acontece: ninguém quer, ou tem tempo, (porque a ATA precisa estar na mão dos condôminos num prazo pequeno) de assumir essa responsabilidade, então "sobra" sempre para o mesmo Cristo.

No meu condomíno há anos me empurram o trabalho, um cidadão questionou isso e eu gentilmente ofereci a presidencia da mesa a ele que não a quis, Então... "Só tem tu vai tu mesmo". Se você tem interesse de precidir à mesa, é só se candidatar.

Abraços

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Os inquilinos só poderão comparacer se estiverem munidos de procuração do seu proprietário.

Quanto às funções de presidente e secretários são escolhidos na hora pelo presentes na reuniao. Alguém se candidata e se houver mais de 1 faz-se a votação e fica o que for mais votado.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.