O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

A Assembleia pode deliberar sobre rateio de despesas com a contratação de professores?

Por Anesia P. Amaral
Perguntou há mais de 1 ano

A hipótese é de contratação de professores de hidroginástica, natação,futebol etc., estipulando-se horários de "acordo com a maioria dos que participam da atividade'. A Assembleia deliberou pela inclusão das despesas gerais do condomínio e o seu rateio, independentemente do condômino participar ou não das atividades (chamadas "escolinhas"), seja por incompatibilidade de horários, seja por ausência de condições físicas etc. Isto não seria o caso de cobrança apenas de quem usa? Os poderes da Assembleia superam o direito individual de escolha: eventual participação, dia e horário para a prática esportiva etc. Grata.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (2)

Ordenar:

Eduardo Gimenez Junior
Eduardo Gimenez Junior

Respondeu há mais de 1 ano

Tudo que se refere a despesas e rateio deve ser decidido em assembleia e é ela quem determina a aprovação ou não.
Neste caso seria melhor para evitar problemas maiores, aprovação em assembleia dos itens mencionados e que cada participante pagasse o que for utilizar.
Va pelo bom censo, melhor pagar só o que for utilizar do que impor despesas ou rateio para todos.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Jussara Cunha
Jussara Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

A AG pode decidir de incluir esse serviço no condomínio e a óbvia contratação de pessoal.

Antecipo - PÉSSIMO SE FOR APROVADO!
Justamente por incluir + 1 serviço e encargos para algo que nem todos usarão. A idéia é com excelente intenção, mas vai ter muito problema.

Vá a AG e conteste senão quem está com 1 visão sobre o assunto - a boa visão - não terá os que contra argumentem e a proposta passa e depois chuva de reclamação. Convocar outra AG para contestar... olha só o problema!

Melhor que o condomínio apresente os professores e, cada professor forma a sua turminha e recebe da turminha. Síndico não é gestor de academia! E ainda pode ter BO: um aluno passa mal durante a aula e o condomínio fica no papel de "academia de ginástica" que não fez avaliação física, não tem socorro local e os condôminos pagam por isso!

Condôminos atuantes, participativos, próativos são necessários para condomínios harmonicos e coerentes!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.