O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

ricardo

Taxa extra por tempo indeterminado?

Por ricardo
Perguntou há mais de 1 ano

Sou um condômino recente num apartamento e quero ficar a par das finanças. O condomínio custa 350 e há uma taxa extra de 200. Segundo o boleto vigente desde 12/2016. Perguntei até quando vai a Sindica e ela disse que não tem como informar quando a taxa extra vai acabar.

Já pedir acesso a pasta do condomínio, ficou acordado de que dentro de um mês terei acesso. Mas, pedi um cópia da ata em que foi determinado essa taxa extra "por esse tempo indeterminado" antes do vencimento do boleto do condomínio junto à taxa extra.

Minha dúvida é, são: (1)Taxa extra por tempo indeterminado? (2)O valor da taxa 200...condomínio 350...ultrapassa 50%.(pelo que ando lendo).

Tava calculando 3 blocos, 9 apartamentos por bloco. taxa extra 200 paga por 23 meses: 4600. Multiplicado por 26 condôminos, supondo que ela tenha a isenção...dá 119.600 reais só a taxa extra. Pelo o que condominio dispõem a arrecadação mensal de 350 é certo que já fique reserva.
Oque se tem no condomínio é um portão eletrônico e um porteiro de segunda a sexta só à noite.

Taxa extra por tempo indeterminado?
Não teria que ter o valor total do custo junto as parcelas e prazo final das parcelas.

2/3 dos condôminos...essas coisas..?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Ordenar:

Anônimo
Anônimo

Respondeu há mais de 1 ano

“O silêncio é terrível e torturante para aqueles que já disseram tudo e nada mais tme a dizer”
Maksim Górki (Vinte e Seis e Uma)


Sr. Ricardo,

Boa noite,

Embora se respeitem as opiniões em contrário, de acordo com o Código Civil, Tribunal de Justica do Estado de Pernambuco e Superior Tribunal de Justiça, compete à assembleia dos condôminos instituir a cobrança de taxa extra que pode ser por tempo indefinido. Sendo assim, antes de qualquer consideração, o senhor deve analisar juridicamente a convenção condominial de seu condominio, o regimento interno, as atas das assembleias etc.

Este é o procedimento que tenho adotado com sucesso em situações como esta.

À disposição para maiores esclarecimentos,

******** (São Paulo e RECIFE)
ADVOGADO palestrante, Especialista em Direito Imobiliário e de Condominial
Coach em administração de condomínios
WHASTAPP (11) 99398-4151- SOMENTE EM DIAS ÚTEIS E DAS 9H AS 19H
https://www.instagram.com/luc008/

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Gilmar Marçal da Rosa
Gilmar Marçal da Rosa

Respondeu há mais de 1 ano

OI RICARDO!
NA VERDADE, TEM QUE ENTENDER POR QUE FOI CRIADO ESSA TAXA EXTRA, QUAL A FINALIDADE? PROVAVELMENTE ESTÁ NESTA ATA QUE SOLICITASSE, A RESPOSTA.
ALÉM DISSO, ONDE ESTÁ ESSE DINHEIRO, POR QUE VOCÊ FEZ UM CÁLCULO, ME PARECENDO QUE NÃO SABE O MONTANTE DO VALOR ARRECADADO, ISSO NÃO APARECE EM UM DEMONSTRATIVO?
TE DIRIA QUE UMA ASSEMBLEIA PODE APROVAR, DESDE QUE TENHA HAVIDO UMA CONVOCAÇÃO E A PAUTA ESPECIFÍCADA, COM APROVAÇÃO DA MAIORIA PRESENTE.
NÃO RECOMENDO UMA COBRANÇA DE UMA TAXA EXTRA POR TEMPO INDETERMINADO, MÁS SE ASSEMBLEIA VOTOU ISSO, CONVOCADA DENTRO DOS CRITÉRIOS LEGAIS, NÃO É IRREGULAR
UM ABRAÇO!.

Assinatura: NoMarçal - Síndico Profissional
marcal627@gmail.com
Bacharel em administração 30 anos de experiência no ramo imobiliário.
Com atuação na região Sul

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura

Respondeu há mais de 1 ano

Boa noite! Não adianta , só vendo a Ata da assembleia que aprovou.

Fonte: 12

Assinatura: Boapaulorodriguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
JOSE LOPES
JOSE LOPES

Respondeu há mais de 1 ano

Ricardo - tem que buscar as informações na ATA que aprovou a referida taxa. Pode ser uma arrecadação para melhorias, pinturas e outras coisas mais. A taxa mensal é para suportar as despesas operacionais do "dia a dia".

Assinatura: José Lopes (lopesjg@uol.com.br)- Consultoria em RH/DP e Sindico Profissional. Gestão e Assessoria em analise de prestação de contas e operação.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
José Carlos
José Carlos

Respondeu há mais de 1 ano

Conforme relatado pelos colegas tem que ver a ata o que ficou decidido na assembleia, se foi aprovado, só uma outra assembleia especifica para cancelar a que foi aprovada.
Morar em condomínio, primeira coisa Convenção do Condomínio, Regimento Interno e Código Civil. Tem que ler, memorizar tudo para em qualquer assembleia fazer valer seus direitos. Ou continue pagando por erros dos outros.

Fonte: Boa sorte..

Assinatura: jcncarlos

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.