O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Marcelo Aguiar

Ata de reunião onde apenas o síndico compareceu

Por Marcelo Aguiar
Perguntou há mais de 1 ano

Sou síndico em um prédio de apenas 4 apartamentos. Nesta semana eu convoquei uma reunião(dentro do prazo previsto em lei) com o intuito apenas informativo. Apenas eu compareci à reunião. Gostaria de saber se, nesse caso, eu posso fazer a ata da mesma e arquivar ou ela deve ser considerada como não aconteceu e convocada uma nova reunião. Ao meu ver, as pessoas a quem se dirigiam as informações não têm interesse nelas, tampouco os outros. Gostaria que isso ficasse registrado em ata para que, futuramente, fique provado que a tentativa de informar foi feita porém rejeitada pelos envolvidos. Vale lembrar que no edital de convocação eu mencionei que a segunda convocação da assembléia aconteceria com qualquer número de presentes. Aproveito para saber também como eu me documento com relação aos editais de convocação? Eu apenas os envio por e-mail para alguns proprietários que não residem no prédio e publico um aviso no quadro do prédio. No entanto, como eu provo que fiz a convocação no prazo e maneira certos?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

JORGE PEREIRA
JORGE PEREIRA

Respondeu há mais de 1 ano

Grande Marcelo , eu aqui no meu condomínio entrego a cada proprietário/morador a convocação protocolada e aqueles que aqui não moram eu mando com AR pelo correio. As decisões que vc tomar na AGE ou AGO são totalmente válidas mesmo estando sózinho . Agora vc teria como comprovar que os outros proprietários efetivamente receberam a convocação ? Não existe nnenhuma segurança em enviar por email e els podem alegar que não receberam e sendo assim suas AG não é válida. Se eles não moram no prédio do que adianta colocar o aviso no quadro ? Dependendo dos assuntos que vc iria discutir , e se a sua AG tivesse o caráter apenas informativo eu , veja bem , eu , faria a ATA e encaminharia aos demais proprietários. Só mais uma coisa , nunca coloque na sua convocação alguma obs que seria um AG terá apenas " caráter informativo " .
Abraços

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Marcelo,

Se não apareceu ninguém nma assembléia, talvez não tanham ido pela forma como você convocou, que não é a adequada. Açlguiém pode dizer que não foi convocada e para que corra uma AGE TODOS têm que ser convocado.

Com apenas 4 aptos. se fosse eu mandaria a convocação por AR e aí sim, comprovaria a remessa pelo correio.

Como você está dizendo a forma como convocou e não foi correta, faça nova convocação. Se somente você for à assembléia, como proprietário vote e esse voto terá validade. Depois disso os moradores terão que aceitar o que foi resolvido - não poderão reclamar.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Marcelo, desculpe-me, mas convocar uma assembleia de caráter informativo é totalmente desnecessário, seria mais útil uma circular com as informações entregue sob protocolo, afinal são apenas 4 aptos.
A assembleia deve ser convocada para prestar contas , aprovar o valor de arrecadação do período, obras, normas e suas alterações e eleição dos membros da administração; para informar algo aos condôminos você tem ferramentas mais baratas e até mais eficazes.
Faça uma circular sobre o assunto que seria informado e entregue a todos, assim como faça um ata dzendo que ninguém compareceu e leve a registro, afinal foi uma assembleia regularmente chamada e que ninguém compareceu.
OK?!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.