O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Ricardo de Castro

E uma REFORMA de Academia de Ginástica JÁ EXISTENTE no Condomínio ? É obra útil ou voluptuária ?

Por Ricardo de Castro
54 dias

Valem as mesmas considerações efetuadas para a pergunta anterior, relativas ao Código Civil.

Inclusos nessa reforma : Substituição de equipamentos e embelezamento da área

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (7)

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
54 dias

Bom dia! Precisa analisar as condições do lugar, estando precisando realmente de manutenção e substituição seria útil.

Fonte: 12

paulorodriguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Ricardo de Castro
Ricardo de Castro respondeu
54 dias

Paulo,

Obrigado pela resposta. Só para completar a informação. Os aparelhos da Academia tem uns 7 anos de uso, mas são aparelhos robustos, que recebem manutenção adequada (bimestral) e encontram-se em perfeito funcionamento, atendendo aos condôminos que frequentam a Academia.

Uma parcela dos condôminos está propondo substituir todos os atuais aparelhos por novos, mais modernos; adquirir alguns aparelhos de musculação aumentando o tamanho da Academia e embelezar o ambiente, com nova pintura, troca do sistema de iluminação e das persianas, divisória de vidro, instalação de tomadas no piso para esconder fios, etc...Uma obra de alto custo.

Compliance Sindico Profissional

Para não caracterizar entendimentos dúbios, diga que se trata de manutenção do espaço, como: substituição de equipamentos, revitalização de pintura e por ai vai.

Compliance Sindico Profissional
carvavalho32valmir@gmail.com
Atende: grande São Paulo e Interior.

Ricardo de Castro
Ricardo de Castro respondeu
54 dias

Boa tarde Valmir, da Compliance,

Agradeço pela pronta resposta, mas o objetivo da pergunta ter sido colocada aqui no site é na tentativa de obtermos um conhecimento mais apurado sobre como é possível classificar adequada e corretamente essa benfeitoria, talvez até utilizando-se de exemplos reais de alguém que navegue por aqui e que já possa ter passado por essa experiência.

Não queremos simplesmente " fazer a coisa andar ", utilizando=se de nomenclatura que remeta a uma classificação que talvez não seja a mais apropriada, a fim de evitar exposição a eventual assunção de transgressão legal.

A benfeitoria que está sendo proposta, na realidade, é para a troca de todos os equipamentos, mais a aquisição de outros que a Academia ainda não possui e a modernização de todo o espaço.
Ou seja, é praticamente a construção de uma nova Academia.

Compliance Sindico Profissional

Já que que de fato, trouxe a informação completa e sem interrogações "Ou seja, é praticamente a construção de uma nova Academia" Portanto, está explícito no seu post tratar-se de reforma da academia para deixar o espaço mais bonito. Então por favor, peça ao sindico, uma vez que é prerrogativa dele nos termos da legislação, fazer a coisa certa e nos termos do artigo 1.341 do Código Civil, claro que carece de convocar AGE para aprovar "...a construção dessa nova Academia" cujo quorum a teor do artigo citado são de 2/3. Boa sorte!

Compliance Sindico Profissional
carvavalho32valmir@gmail.com
Atende: grande São Paulo e Interior.

KIKOS
KIKOS respondeu
53 dias

Prezados, Bom Dia!

Quanto ao espaço físico da Sala de Ginástica, é necessário uma visita ao Condomínio, para verificarmos o estado atual das instalações, afim de apurarmos se atende quanto ao aspecto técnico para os equipamentos, disponibilidade dos mesmos, e conforto dos Condôminos.

Quanto aos equiptos existentes, tenho a mesma opinião, há necessidade de uma visita para verificarmos o estado de cada um deles, e se há necessidade de substituir ou complementar o Espaço Fitness.

Oque ocorre em alguns Condomínios, é que o valor da Manutenção dos Equiptos, devido ao tempo de compra/uso, pode estar custando mais cara, que aquisição de novos equiptos, considerando-se a prestação mensal que poderá ser feita: Obs.: 7 anos de uso dos equiptos, pode estar ocorrendo esse fator, fora a defasagem tecnológica e conforto dos mesmos. Uma revitalização da Sala de Ginástica, normalmente atrai mais condôminos para utilização, devendo-se sempre ser analisado caso a caso, pois uma obra pode ser considerada voluptuária dentro da realidade de um determinado condomínio, mas por outro lado essa mesma obra pode ser considerada útil em outros condomínios dependendo de suas necessidades.

Fonte: Experiência própria e Google.

Hamilton Farusto
Consultor Fitness - KIKOS FITNESS
11 9.4723-9444hamilton.frausto@kikos.com.br

Wellness
Wellness respondeu
52 dias

Olá Ricardo!

É muito relativo e deve-se levar em conta as regras gerais do Condomínio, a avaliação da comissão de moradores (caso tenha) e acima de tudo as prioridades de investimento do mesmo. Coloque o assunto em Assembleia e institua uma comissão de moradores interessados se necessário.

Hoje em dia os fornecedores possuem boa qualidade e condições de pagamento para encaixar em qualquer orçamento. Caso avance, será um prazer visita-los.



Rodrigo - Equipe Wellness
11 98667-4141 (whatsapp)
11 4616-0206

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

105.405 Compradores
329.819 Cotações
2.727 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...