O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Giselle Tonon

Aprovação de individualização de Gás

Por Giselle Tonon
37 dias

Bom dia tenho uma duvida, poderiam me ajudar? Recentemente em meu condomínio foi aprovada a individualização do gás. De 911 apartamentos comparecem a reunião 71 moradores. A votação foi positiva ao desmembramento, que acarretará gastos para todos. Sou contra, pois não vejo vantagem no desmembramento. Mas não sei dizer se existe uma lei que nos respaldasse para solicitar uma segunda reunião, convocando mais pessoas para termos um corum suficiente para a resposta final. Poderia me ajudar sobre isso?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
37 dias

Bom dia! Quando o famoso gás encanado chega ao endereço o condomínio normalmente faz a substituição, em assembleia precisa ficar atento , no quórum neste caso o mais usual é ser aprovado pela maioria dos presentes, não adianta receber a convocação não ir e depois ficar reclamando.

Fonte: 12

paulorodriguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
37 dias

Giselle - Não existe um Lei especifica que defina quórum para instalação do gás, mas entendo que existirá uma alteração na construção original da edificação e nos imóveis que fazem parte desta construção, onde teria que ter a unanimidade dos condôminos concordando com esta obra. Neste caso, acho até impossível dela ser realizada. Nas cidades onde existe uma Lei que obriga a realização desta obra, pela segurança da edificação ou pela passagem dos canos do gás na rua ou até mesmo, instalação do gás com cilindros, vejo que a obra poderá ser encaixar, em OBRA ÚTIL, até porque, o seu custo é alto, podendo ser aprovado por 50% de todos os condôminos do seu condomínio, presentes na assembleia ou fazendo representar-se por procuração em assembleia condominial, convocada com esta finalidade. No caso do seu condomínio, teria que haver a concordância realizada por 446 condôminos para atingir a objetividade.
O que poderão fazer neste caso, para mudar esta situação, solicitar ao síndico uma nova assembleia, caso haja um negação por parte dele, 1/4 dos condôminos poderão convocar esta assembleia para revogar a anterior ou obterem a votação necessária para que a instalação do gás. Poderão também, unindo-se, acionar o condomínio na Justiça e podem usar o juizado especial civil que atende o seu bairro e solicitarem o cancelamento da decisão desta obra, antes que ele comece a ser realizada. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Compliance Sindico Profissional

Complicado!! E pior, não vão na AGE e dia seguinte, vão perturbar, o sindico, funcionários e administradora querendo saber o resultado da assembleia. Então, tudo certo, votação legitima e vc acabou sendo voto vencido, em razão da ausência e da participação dos desinteressados. A unica lei que respalda vc é convocar outra AGE para revogar decisão anterior. Vc acha que devido a esse visível desinteresse desses moradores, vci acha que vai conseguir o quorum para convocar outra AGE?

Compliance Sindico Profissional
carvavalho32valmir@gmail.com
Atende: grande São Paulo e Interior.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

105.405 Compradores
329.819 Cotações
2.727 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...