O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

José da Silva

IMPUGNAÇÃO DE VOTAÇÃO

Por José da Silva
Perguntou há mais de 1 ano

Na assembléia, participantes foram chegando e assinando a lista de presença. Na realidade, quem chegava preenchi a lista com seus dados e assinava. Não havia lista pré-impressa. Não foi solicitado identificação (RG, etc). Votações foram realizadas na base do "levanta a mão". Não houve controle de quem tinha direito a voto nem se ocorreram votações em duplicidade (duas pessoas da mesma unidade levantaram a mão).
Baseado nisso, é possível impugnar as votações realizadas? Como?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Ordenar:

viriato antao goncalves trancoso
viriato antao goncalves trancoso

Respondeu há mais de 1 ano

Como????Quem presidiu essa AGE?
Não havia ordem no recinto?
Havia secretário.? E o síndico ,que fez?
Se vc percebeu tudo isso, falta de controle e votação em duplicidade, lógico que tem de ser impugnada e realizar uma nova AGE. Pelo jeito era a Casa de Orates ou da Maria Joana. essa reunião como vc relata. Tem de anular sim e realizar uma nova.Quem assina o livro de presença tem de colocar o número de sua unidade e só um vota.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
francisco freitas mendes
francisco freitas mendes

Respondeu há mais de 1 ano

Jose, o presidente estava dormindo? a responsabilidade do controle da assembleia, bem como das procurações e se são inquilino ou não ou se votaram duas pessoas da mesma unidade, é integral do PRESIDENTE. Mas como voce estava presente, porque não fez constar na ata estes erros, ou o presidente corrigiria na hora ou voce faria constar em ata todas estas irregularidades o que dava margem para o cancelamento da mesma, porque voce deixou passar tudo isto? Agora a situação podera ser outra, se o secretário não mencionar nada de irregular, como voce vai provar tudo isto que esta falando? somente se mais alguem percebeu também caso contrario, tera problemas para anular a ata, principalmente que nela obviamente não estara nada do que voce diz.
Francisco

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Dessa forma como foi conduzida, nãop tem controle mesmo.
Aqui nos fazemos primeiro a conferencia se está inadimplente. Não está? um morador de cada apto. recebe um quadrado de cartolina verde e na hora da votação, só se conta os votos das pessoas que têm o cartão verde.

Pode ser impugnada, mas ocê tem mais testemunhas dessa sandice?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Jose vamos com calma:

Antes que eu me manifeste me responda a duas coisas:

- Você se manifestou no tocante a essa forma "inusitada" de tocar uma assembleia? Se não, por que?

- Houve alguma matéria votada onde o voto de um eventual inadimplente fizesse diferença no resultado da assembleia?

Aguardo

Abraços

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
José da Silva
José da Silva

Respondeu há mais de 1 ano

Respondendo a algumas indagações feitas por vocês: os votos em duplicidade não iriam alterar o resultado final da votação (que foi para síndico). Estou questionando o procedimento irregular. Eu não me manifestei porque senti-me dentro de uma cova de leões...
Vocês costumam pedir documento de identificação na hora que o participante chega pra assinar a lista de presença? Por que eu estou mesmo é preocupado com a próxima assembléia, a eleição do síndico já era mesmo. Que cuidados recomendam para uma assembléia que queira alterar convenção?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Comentou há mais de 1 ano

Oi Jose

O meu prédio é composto só de 75 unidades e a maioria nem aparece, eu conheço todos eles, então NÃO, não teria cabimento eu pedir RG de quem eu conheço. Prédios maiores são mais impessoais, então cabe a apresentação dos documentos.

Para alterar a convenção será necessário 2/3 dos condôminos e o Cartório de Registro de Imóveis vai vai exigir firma reconhecida das pessoas que votaram na AG e vai abrir todas as matrículas para verificar se a unidade está em nome de quem se diz condômino, de forma que por aí é dificil a fraude.

E fique atento num ponto: "porteira por onde passa um boi passa uma boiada". Da próxima vez questione, logo no início da assembleia, essa forma de condução da mesma. E peça que o seu questionamento conste da ATA, porque se você tiver que partir para a justiça você ganha força,

Do jeito que está, se você quisesse impugnar a assembleia o juiz quase que com certeza acharia que você apenas estaria impugnando porque o resultado não foi satisfatório a você. Abriu a assembleia já questione ok?

Boa sorte

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.