O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Me candidatei a Síndica. E agora?

Por Sandra Conceição Vieira
Perguntou há mais de 1 ano

Me candidatei a sindica e fiquei sabendo que na Assembléia vão dar 15 min. pra cada candidato pra falar. Honestamente...não sei o que dizer, mesmo pq não sei qual é a real situação do condomínio. Me ajudem. Fiz uma carta de apresentação e enviei a todos os moradores e nesta carta coloquei algumas pretenções (contra vontade pq tenho receio de falar e não poder cumprir no período de 2 anos) Esse condominio tem 9 blocos e 288 familias. O síndico tem que fazer prestação de contas antes de dar início a Assembléia? Desde já agradeço a todos a atenção às minhas perguntas.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

Miguel Lucas Junior
Miguel Lucas Junior

Respondeu há mais de 1 ano

Oi Sandra,

Qual o motivo que se candidatou? Só poderá fazer uma boa gestão se conhecer os problemas do condomínio, e puder oferecer soluções, procure se inteirar das questões, adquirir a Convenção e Regulamento Interno.

Qual a motivação de ter se candidatada, pois como disse enviou carta de apresentação contra a vontade?

Você está sendo pressionada por alguém a tomar atitudes?

É de livre expontânea vontade a sua candidatura?

Aconselho que antes de fazer promessas, procure entender a gestão atual, e através da análise de contratos, ver as pastas, orçamentos, pense como irá fazer para diminuir gastos, e melhorar a qualidade dos serviços prestrados, esta é a dica que lhe dou, espero ter lhe ajudado, e boa sorte.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Sandra Conceição Vieira
Sandra Conceição Vieira

Comentou há mais de 1 ano

Oi Miguel!
Obrigado por me orientar. O motivo de me candidatar é que vejo na atual administração, um monopólio, o atual síndico não aceita proposta e se aceita, dá sempre um "jeitinho" para fazer da maneira dele. Um exemplo: ele assina os cheques sozinho e por mais que isso seja cobrado ele consegue dar um drible nas pessoas e continua a mesma coisa, qd ele vai fazer uma obra, por exemplo, ele sempre acaba fazendo com que os condôminos escolham a empresa que "ele" quer e por aí vai. Tenho uma grande vontade de mudar a administração e tentar melhorar a situação do condomínio que parece sempre estar na corda bamba.
Quanto a carta de apresentação, não foi contra vontade, contra vontade foi eu ter colocado na carta minhas pretenções. Embora sejam apenas "pretenções". Entendeu! Sei que vou ter muita coisa pra fazer, se caso for eleita e é sim de livre expontânea vontade minha candidatura. Muitas pessoas dizem que sou louca em me candidatar .
Espero ter me expressado direito.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
viriato antao goncalves trancoso
viriato antao goncalves trancoso

Respondeu há mais de 1 ano

Sandra, como está o Edital da reunião?
Quais os itens?`´E só eleição do síndico ou tb consta aprovação de contas?
Se houver a análise e aprovação de contas,tudo bem. Após isso dá-se inicio à eleição.Qts candidatos saõ? Se for necessária a apresentação de cada candidato, vc pode reafirmar o que vc colocou nessa carta de apresentação com suas metas para a sua gestão, é simples fique calma e aja naturalmente.Os presentes á reunião decidirão no voto quem deve ser o escolhido. Na assembleia vai ter alguém de administradora? Se não houver deverá ser indicado um presidente de mesa e um secretario ´para elaborar a ata. o síndico não deverá atuar. Presidente da assembleia seguirá a pauta do dia (leitura da ata anterior para aprovação dos presentes e verificação dos livros dos balancetes desde a última reunião até a presente data - pode ser passada aos presentes para verificação, mas só os conselheiros assinam). Síndico não intervem em nada.Felicidades.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Sandra Conceição Vieira
Sandra Conceição Vieira

Comentou há mais de 1 ano

Boa noite Viriato!
A convocação para a Assembléia é somente para a eleição de sindico e a prestação de contas anual foi feita em fevereiro/12. Serão 03 candidatos, entre eles o síndico atual. Infelizmente em nosso condomínio não tem Administradora. Essa verificação dos livros de balancetes é que não sei como será, porque em todas as Assembleias nunca vejo o síndico trazer nada a não ser o livro de Ata. Ele sempre fala que o livro de balancete estará a disposição na portaria e ele mesmo diz que ninguém se interessa em olhar. Não seria correto, mesmo que ninguém olhe, ele levar o livro para as Assembleias?
Obrigada por me orientar e vou tentar ficar calma.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Sandra,

Comece se apresentando e dizendo porque quer sere sindica, se já participu de algum conselho e fale do que pretende fazer. Se não conseguir falar, leia o que for colocado no papel.

Antes de elege-la, tem a prestação de contas e a previsão orçamentária.
Boa sorte!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
viriato antao goncalves trancoso
viriato antao goncalves trancoso

Respondeu há mais de 1 ano

O dinheiro do condomínio está depositado em banco? E nome de quem? do Condomínio ou do síndico?
Como muitas das respostas postadas aqui, duas pessoas devem assinar os cheques das despesas.E quem imprime os boletos? quem faz a contabilidade? olha que isso demanda conhecimento,pois tem as taxas de recolhimento diversas.FGTS,INSS,ISS,etc.Boa sorte.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Sandra Conceição Vieira
Sandra Conceição Vieira

Comentou há mais de 1 ano

Sr. Viriato, boa noite! Na AGE no qual fomos convocados consta somente a confirmação do Conselho e Suplentes já que os mesmo foram eleitos um em cada bloco e Eleição de Sindico, mesmo assim é obrigatório se fazer Prestação de Contas? A Assembléia vai ser realizada hoje e respondendo algumas de suas perguntas: O dinheiro está depositado em banco, não tenho 100% de certeza, mas creio que a conta está em nome do condomínio; Contabilidade é feita por uma contadora e creio que ele está sim contribuindo com o recolhimento das taxas que o senhor mencionou pq se caso fosse ao contrário os conselheiros verificariam e alertariam. Realmente preciso de sorte hj. Masss...vamos lá! Obrigada pela atenção

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.