O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
sandra mary brito

Reforma de Elevador

Por sandra mary brito
35 dias

Mais uma vez a convocação da assembleia ñ foi de acordo a nossa Convenção que determina que o edital deve ser enviado às unidades com recibo de contra entrega. Mesmo assim foi decidido ontem que o condomínio sofre um reajuste de 30 reais e acrescimo de 24 parcelas de 40 reais para reforma do elevador. Somos 54 condôminos, porém apenas 10 ou menos comparecem às assembleias. Podemos anular?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
34 dias

Sandra, se eles puderem comprovar a convocação está correto, não podendo, vocês podem anular sim, mas no tempo da justiça.

sandra mary brito
sandra mary brito respondeu
34 dias

Bom dia! Agradeço pela resposta. Eles insistem em afixar os editais no elevador e alegam "usos e costumes ". Mesmo diante de varios documentos protocolados na administração, eles sequer resppbdem aos moradores e se beneficiam com um número de moradores que participam das assembleias para decidirem sovre assuntos qye nos trazem muitos prejuizos financeiros na sua maioria subsindico e conselheuros

Mary Brito
Cursando Síndico Profissional

Elevadores Korman
Elevadores Korman respondeu
34 dias

Para evitar impugnação de assembleia
Deve-se aguardar a segunda convocação para começar a reunião.
Discutir e relatar em ata toda a pauta da assembleia em itens e por ordem de assuntos
Convocar todos os condôminos dentro das normas previstas na Convenção. Se a Convenção não mencionar o prazo, aconselha-se dez dias antes da realização da Assembleia.
O edital de convocação deve ser exposto em local de ampla circulação no condomínio. Pode também ser distribuída uma notificação para cada unidade.
É importante que todos os condôminos estejam cientes da convocação. Se apenas um não for notificado, a assembleia pode perder a validade.
A convocação deve deixar claro o motivo da Assembleia. Se a convocação se refere a "Assuntos gerais", estes só podem ser discutidos. Para serem votados, os assuntos devem estar explícitos na convocação.
Respeitar para cada assunto a votação mínima disposta pelo Código Civil. Quando há choque de normas entre a Convenção e o Código Civil, vale o disposto neste último. Saiba mais.
Não aprovar obras necessárias com qualquer número de presentes, deve-se respeitar a votação mínima de condôminos reunidos na assembleia, conforme disposto no Código Civil.
Não deixar de listar na Ordem do Dia da convocação itens relativos à aprovação de cota extra ou despesa. Isso pode causar pedido de anulação da assembleia pelo condômino insatisfeito. Todos devem saber, por exemplo, que serão discutidas questões financeiras em uma assembleia, desde a convocação. Não tratar de assuntos financeiros em ASSUNTOS GERAIS.
Discutir e relatar em ata toda a pauta da assembleia em itens e por ordem de assuntos
Convocar todos os condôminos dentro das normas previstas na Convenção

Fonte: Jurídico Elevadores Korman

Excellence Elevadores
Excellence Elevadores respondeu
33 dias

Se a convenção do condomínio é o que dita as regras para a convocação de assembleia existe sim a possibilidade de anulação da própria assembleia. Com relação a reforma do elevador o valor é bastante alto e coloco-me a disposição para fazer um orçamento comparativo referente ao que foi cotado anteriormente.
Pode entrar em contato pelo telefone 11 99500.7755

Eduardo Bayeux Gerente de Contratos
| 11 99500.7755 www.excellenceelevadores.com.br

ConstruGuerra
ConstruGuerra respondeu
32 dias

Se a convocação da assembléia não está de acordo com a convenção do condomínio, é passível de anulação.

Estamos a disposição para qualquer dúvida.
Att., ConstruGuerra
(11) 2731-5368
construguerra@construguerra.com.br

sandra mary brito
sandra mary brito respondeu
27 dias

Sou muito grata por todas as respostas! Só tenho uma suvisa: o pedido de nulidade da assembléia pode ser feito diretamente à administração, que é AUTO GESTÃO ou só judicialmente? Ja fiz um pedido há 02 anos e eles, o síndico e o advogado que pagamos na administração sequer me responderam, mesmo eu protocolado o documento.Muiro triste a situação do nosso condomínio. São 34 blocos, 1756 unidades, , temos 04 sindicos e 34 subsindicos. Grande parte da arrecadação é destinada ao pagamento de "ajuda de custo" deles e se comportam como se o morador fosse obrigado a aceitar tudo que nos impõem! Pagamos à eles, mensalmente entre 01 e 04 salários mínimos para cada síndico ou subsindico. Maus uma vez o rogada! Perdoem o desabafo...😥

Mary Brito
Cursando Síndico Profissional

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

108.205 Compradores
338.412 Cotações
2.773 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...