O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

O que fazer quando o síndico não aparece na assembléia extraordinária marcada por ele próprio?

Por Richard Niilo Betts
Perguntou há mais de 1 ano

A assembléia foi marcada para prestação de contas, eleição de sindico, e previsão orçamentária. Ele estava em seu apartamento mas não veio. Todos os condôminos estavam presentes. Nosso prédio tem oito unidades. Sete dos oito estavam presentes. Esperamos além da segunda chamada.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Agora já foi não é mesmo? O que vocês fizeram?

O correto seria que a assembleia tivesse acontecido, e vocês já elegessem o novo síndico. Ao menos teriam um probema a menos. E poderiam retirar ou não da pauta os itens restantes, para retomada em outra AG, dependendo de vocês se sentirem aptos ou para deliberarem sobre essas matérias.

A ausencia do síndico não é obstaculo para que a assembleia se instaure e delibere.

Abraços

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Richard Niilo Betts
Richard Niilo Betts

Comentou há mais de 1 ano

Marisa,
Muito obrigado por sua pronta resposta. Na verdade fizemos a eleição e fui empossado. O que vç respondeu caiu como uma luva. Agora preciso correr atrás do prejuízo. Tenho que tentar reaver os documentos que estão em mãos do ex-síndico. E posteriormente receber o dinheiro em caixa. Talvez tenhamos que ir para o litigioso.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Richard,

Isso é falta de respeito do sindico, mas vocês deveriam ter feito a eleição de novo sindico, já que a gestão dele acabou. Depois de eleito novo sindico, podem fazer uma chamada para aprovar ou não as contas, pois isso é essencial nos casos de ações contra inadimplentes.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Kleber Gonçalves de Almeida
Kleber Gonçalves de Almeida

Respondeu há mais de 1 ano

Boa noite prezado,

A assembleia deve ocorrer independente da presença do síndico.

Nos assuntos que não podem ser decididos haja vista a falta do síndico deve apenas informar que o item não foi discutido por falta de informações devido ausencia do síndico anterior.

Agora, sobre os itens eleição de síndico, já deveriam aproveitar o momento e eleger novo mandatário.

Sobre a previsão orçamentária, deve-se ponderar. Quem fez a previsão para apresentação na assembleia. Se foi o síndico anterior, deve-se também deixar o assunto para proxima assembleia, mantendo o mesmo valor de condomínio até está assembleia, que decidirá pelo aumento ou não da cota condominial.

Sobre a prestação de contas do síndico, ai sim o bicho pega. Neste item, deveria ter analisado se a alumga objeção por parte do conselho e se todos os condôminos concordam em dar como aprovado o período de mandato do Síndico.

Bem, assim deveria ser, mais como não foi....

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.