O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Rita

Assembléia Extraordinária, quorum para aprovação de reforma

Por Rita
35 dias

Sou síndica em um prédio ( apenas com 06 unidades), o mesmo é antigo, está precisando de reforma, fizemos 03 orçamentos , Vou marcar assembléia extraordinária para podemos definir ( fechar o valor na verdade) 05 condôminos concordam com a reforma e 01 não ( não tem condições financeiras ), a reforma é grande, valor alto, que será rateado . Troca do piso interno e externo, pintura interna e externa, colocação de pastilha na fachada, reforma do hall de entrada e mudança do muro frontal por vidro. Preciso saber qual é o quorum para a aprovação da reforma, e o que preciso fazer para precaver o condomínio da inadimplência, para que fique tudo dentro da legalidade e possa futuramente cobrar do condômino judicialmente caso ele não pague essa reforma.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (7)

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
35 dias

Rita - O quórum necessário você já tem. Seria 2/3 de 6 = 4, portanto este condômino e voto vencido, manda ver e reforme a edificação, estarão valorizando os seus imóveis. A feitura desta ata deverá ser bem feito, já que está prevendo a inadimplência e se não souber, consulte um Advogado. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
35 dias

Boa noite! Não precisa de unanimidade.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Juliana
Juliana respondeu
35 dias

Que triste ver as respostas....na pergunta explicita que a pessoa não está em condições financeiras. Ao invés de pensarem numa forma de um vizinho não ficar inadimplente, incitam em jogar alguém na lama. Depois devem sair por aí gritando empatia, amor ao próximo, setembro amarelo....etc. Se as pessoas fossem melhores jamais pensariam somente na beleza de um imóvel, deixando de lado o amor ao próximo. Chocada com vocês!

Rita, sinceramente sua pergunta poderia ser diretamente a todos os vizinhos incluindo o que não está bem financeiramente. Como fazer uma reforma sem prejudicar ninguém? Que tal unirem os que estão bem financeiramente e fazer a reforma, e ajudar o vizinho sem condições a ir pagando dentro do que ele pode? Garanto que a reforma ele quer, só não pode atualmente.

Queria um mundo melhor!! Abraço

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
35 dias

Você sinaliza inadimplência, portanto como bem lembra o Geraldo o rateio deverá ser maior do que o valor da obra. E como você está falando em mudança radical de fachada (colocação de pastilha e mudança de muro por vidro) alguns defendem unanimidade. Ou seja: pode haver problema jurídico.

Nada na vida é 100% seguro.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
contato: mari.marta_imoveis@hotmail.com

Eliasar Pereira Eduardo
Eliasar Pereira Eduardo respondeu
35 dias

Rita, bom dia. Pela sua descrição haverá alteração de fachada, o quorum é unanimidade.

PBR - Perícias de Engenharia Civil

PARA OBRAS O QUORUM É DE 2/3 DOS PROPRIETÁRIOS, NO SEU CASO O QUORUM É 4.
ENTRETANTO, É NECESSÁRIO AGIR COM BOM SENSO, ARRUMAR UMA FORMA DE TODOS PARTICIPAREM. É NECESSÁRIO HAVER SOLIDARIEDADE, NÃO APENAS O CUMPRIMENTO FRIO E DESUMANO.

PBR PERÍCIAS DE ENGENHARIA
Paulo Bregalda - Engenheiro Civil
paulo.bregalda@terra.com.br - Tel.: (21) 99611-0933

Rita
Rita respondeu
31 dias

Obrigada a todos pelas respostas, mas não é por maldade que queremos fazer a reforma, mas o prédio já tem mais de 40 anos, a pintura interna já tem mais de vinte, o prédio precisa de reforma , a moradora ficou mais de 01 ano sem pagar condomínio, nós dividimos a dívida de forma que ela pudesse pagar, quando acontece alguma eventualidade e tem algum gasto a mais, dividimos para ela de forma mais suave, sempre tentamos ajudá-la. Porém, não podemos deixar os imóveis serem desvalorizados, já conversamos com ela informando sobre a reforma, e ela não quis nem participar das propostas dos orçamentos. Infelizmente não podemos ficar esperando eternamente o dia em que ela tiver condições financeiras, pois todos os outros condôminos estão tendo prejuízos ( e ela também) . Quando conversamos a um ano sobre a reforma, ela disse que iria vender o apartamento, infelizmente, ela mal consegue pagar o condomínio, que é um valor relativamente baixo, e já tentamos ajudar de várias maneiras, até o sindico anterior já precisou complementar ( do próprio bolso)o valor do condomínio , por causa de inadimplência da moradora.

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

110.748 Compradores
346.199 Cotações
2.784 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...