O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Rogério Alexandre Garcia

Qual é a diferença entre renúncia e intenção de renúncia ?

Por Rogério Alexandre Garcia
Perguntou há mais de 1 ano

A minha convenção diz que em caso de renúncia deverá o sindico permanecer no cargo por 60 dias,e dentro deste período deverá convocar uma assembleia para eleição de substituto, ocorre que se renunciar de imediato não estaria descumprindo a convenção e poderia ser responsabilidade por tal ato ?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

Kleber Gonçalves de Almeida
Kleber Gonçalves de Almeida

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde prezado,

Entendo que, você pode renunciar de imediato, porém, ficará responsavel por um período de 60 dias, e ou, prazo inferior no caso de ser eleito um novo síndico.

É interessante a colocação de sua convenção, até porque, o condomínio não pode ficar acefalo, pois o síndico renunciou, e como fica até a eleição.

Fique tranquilo, faça uma carta por escrito sobre sua renuncia e faça o que está determinado na sua conven´ção, já convoque uma assembleia para eleição de novo síndico.

Abraços Kleber - SP

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
DelimaSindico
DelimaSindico

Respondeu há mais de 1 ano

A própria convenção deve mencionar o que fazer em caso de se renunciar de imediato. Se voce é o sindico e quer renunciar, faça o comunicado e em seguida convoque uma Assembleia para eleição do próximo síndico. Não precisa esperar os 60 dias. Eu particularmente penso se o sindico quer renunciar, é por que não aguenta mais. Sendo assim não vejo necessidade de cumprir algum prazo específico. em 15 dias dá pra resolver tudo.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Rogério,

Nem sempre as convenções estão corretas, As mais antigas tem verdadeiras aberrações. Essa é uma.
Digamos ue o sindico planejou ficar 2 meses na Europa , há dois anos atrás vem pagando suas prestações ou nas praias paradisiacas do nordeste e não quer mais ser sindico. Quem vai obrigá-lo?????Não há lei que o obrigue a ficar como sindico.

É certo que o condominio não pode ficar acéfalo, mas daí o síndico deverá convocar uma AGE e comunicar sua renuncia e ao mesmo eleger novo sindico e passar todas as informaçoes.

E se ele tiver um ataque cardíaco e não puder mais gerir o condominio? E se o sindico morrer? ele só vai poder ser enterrado depois dos 60 dias?? (rs).

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Rogério Alexandre Garcia
Rogério Alexandre Garcia

Comentou há mais de 1 ano

Maria Telma. muito obrigado pelo seu comentário.

Gostaria de entender o seguinte, então é impossivel que o sindico renuncie de imediato pois iso deve ser comunicado em uma Assembléia ? afinal ele é responsável pelo condominio e pode ser responsabilizado se o fizer de forma inoportuna ? e se Assembléia não eleger ninguém ?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.