O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

osmar sufiatti

Síndico tem mandato que vai até 12/06/12. É lícito marcar nova eleição para 18/08/12?

Por osmar sufiatti
Perguntou há mais de 1 ano

Tanto o síndico, sub-síndico e conselho fiscal foram eleitos para cumprir o mandato de dois anos, em assembleia ordinária de 12/06/10.
Agora, a administradora diz que por falta de datas, conseguiu marcar a próxima ata somente para o dia 18/08/12, portanto 66 dias após o término do mandato.
Como fica a situação do condomínio com relação aos membros eleitos se o mandato acima citado já se expirou?
Caso haja um situação de infortúnio no condomínio quem vai ser responsabilizado?
Agradeço pela ajuda.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Boa pergunta. Ainda que o ex-síndico continue administrando a contento, eu duvido até mesmo que ele consiga assinar os cheques para os devidos pagamentos, então vocês estão ferrados.

Minha administradora tem esse problema, em outubro eu já estou agendando AGO para fevereiro. Eu acredito que se não existe mesmo disponibilidade da Administradora o jeito é convocar a AG com uma pauta bem enxuta (só mesmo a prestação de contas e eleição da patota) e vocês se virarem. Não é "bicho de sete cabeças" ok? Melhor do que ficar sem síndico tanto tempo.

Boa sorte

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Osmar, tirando a questão do banco, onde os cheques podem não ser pagos, no mais o síndico atual continua respondendo pelo condomíno até que renuncie ou seja eleito um novo síndico.
No caso do banco, como eles têm lá condicionada a data de término do mandato, pode ser (veja, pode ser) que se recuse a pagar, mas aí é só apresentar a convocação da nova assembleia e negociar ocm o gerente esse prazo.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Comentou há mais de 1 ano

Desculpa Angela mas te garanto que se essa gerente fosse eu, nada feito. Porque como é uma coisa fragrantemente fora da lei, se houver problema depois será responsabilidade pessoal do gerente.

E se houve alguma audiência que exija a presença do síndico no fórum é provavel que o juiz não aceite.

Abraços

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Osmar,

Que administradora é essa? Será que não é um jogo?

É muito 66 dias até porque quem vai administrar as contas do condominio? Se o sindico atual aceitar, tudo bem, mas para o banco a gestão dele já terminou. Como o condominio não pode ficar acéfalo, quem estiver respondendo pelo condominio é quem será responsabilizado, mas quem??????.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
osmar sufiatti
osmar sufiatti

Comentou há mais de 1 ano

Obrigado a todos pelo esclarecimento.
Telma,
Essa (sic) administradora, pertence à construtora e há uma relação de amizade entre o síndico e os proprietarios dessa construtora. Essa sua pergunta eu me faço sempre, pois sou membro do conselho fiscal e todas as vezes que questionamos determinadas situações, após verificar as pastas com os balancetes que ficam em poder do síndico (cópias) solicitamos as pastas originais e sempre há um motivo ou outro para se negar a entregar. Inclusive a minha pergunta acima, é exatamente porque considero muito tempo 66 dias para eleição de um novo síndico. Estive no condomínio nesse feriado prolongado para, junto com outros dois conselheiros, verificar as pastas originais ref. ao período 06/11 a 05/12, conforme solicitação via e-mail e não conseguimos porque simplesmente as pastas originais não foram enviadas. Assim pensamos, se a própria administradora não obedece às solicitações do Conselho Fiscal, regiamente eleito, tem coisas a esconder, pois numa administração transparente, o próprio síndico ao receber o balancete mensal, procuraria o Conselho para, juntos, analisar e debater a situação atual do condomínio, atitude que eu, assim que fui eleito para o cargo, sugerí ao sóindico que assim o fizesse, mas passados dois anos, não fomos procurados nenhuma vez. Não é estranho?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Perguntas relacionadas

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.