O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Maria Cristina

Assembleia Geral Extraordinária com presença obrigatória pode?

Por Maria Cristina
49 dias

A sindica convocou para assembleia presencial às 9:30 hs no meio da semana (18/8) para deliberação e aprovação para custo de demissão dos funcionários e ratificação da contratação de uma empresa específica de terceirização de funcionários. Nesta época de pandemia é permitido? e neste horário a maioria estará trabalhando, mesmo que em home office. Estamos em muitos moradores que são contra a demissão dos funcionários nessa época... mas pouca gente poderá participar da Assembleia. A síndica está há poucos meses no cargo, já era pandemia quando a anterior se mudou da cidade e se demitiu. Indicou esta nova, que agora está tomando atitudes estranhas, inclusive omitiu que entre os funcionários houve caso de COVID. Como devemos proceder?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez respondeu
49 dias

Vocês tem duas opções: compareçam à assembleia ou submetam-se ao resultado das deliberações porque as matérias se decidem por maioria simples.

Citando: "Nesta época de pandemia é permitido?"
Resposta: Sim, nesta época de pandemia a vida continua. Recomenda-se a não aglomeração mas em Sampa as medidas governamentais não atingiram condomínios.

Citando: "...mas pouca gente poderá participar da Assembleia..."
Resposta: outorgue procuração a quem possa comparecer.

Citando: "... Indicou esta nova, ..."
Como assim? Sindico é eleito e não indicado.

Citando: "omitiu que entre os funcionários houve caso de COVID..."
Não é permitido expor a privacidade de ninguém. As medidas preventivas estão sendo tomadas?

Maria Cristina seguinte: se o síndico não administra de forma conveniente 1/4 dos condôminos convoca uma assembleia que delibera sobre sua destituição.

Gestora de Imóveis - Graduada Universidade CESUMAR. Pós Graduada SENAC. Mediação e Arbitragem TASP.
mari.marta_imoveis@hotmail.com

JOSE LOPES GOMES
JOSE LOPES GOMES respondeu
49 dias

Maria Cristina - uma troca de pessoal próprio por terceirizados tem que ser muito bem pensado, analisar os prós e contras, avaliar os custos dos gastos com desligamentos, quanto tempo levará para ter o retorno (se o terceirizado tiver valor menor), e analisar a qualidade dos serviços dos terceirizados.

Entendo que é uma ótima oportunidade para que os condôminos coloquem as suas posições e, ainda, aprovação ou não do processo. Por ser uma OBRA UTIL haverá necessidade de um quórum de maioria dos condôminos.

José Lopes (lopesjg@uol.com.br)- Consultoria em RH/DP e Sindico Profissional. Gestão e Assessoria em analise de prestação de contas e operação.

Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
49 dias

Enão, pelo seu relato, a presença não é obrigatoria, e nem poderia ser. Realmente, o horário é totalmente inadequado, e talvez isso seja proposital para ela aprovar as demissões com meia duzia de gatos pingados. Só que não vai ter saída: ou vcs vão em peso à assembleia, ou essa sindica aprova as demissões, que irão gerar um gasto enorme a ser rateado.

Depois, vcs podem e devem pensar em destitui-la.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Pinheiros, Bela Vista, Higienópolis, Paraíso e Itaim-Bibi.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

111.294 Compradores
347.818 Cotações
2.769 Fornecedores

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...