O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Fabricio Paiva

É o síndico um criador de regras ou apenas um aplicador?

Por Fabricio Paiva
Perguntou há mais de 1 ano

As brechas legais induzem ao erro de se achar que o RI pode ser alterado em qualquer asembleia e com qualquer número e isso gera tiranias e revoltas.

Quando o morador se acovarda èle é intimidado e tem que se mudar, quando ele decide reagir começam os processos contra o condomínio. Mas se a situação piorar muito, ou com os mais nervosoa, podem partir para a agressão ao sínico.
E tudo isso por se achar que excesso de regras é bom. Nada mais falso, pois regras em excesso criam uma prisão e não um lar.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

Ricardo Marson Honório
Ricardo Marson Honório

Respondeu há mais de 1 ano

Bom dia Fabricio...

Bom regra demais acaba acontecendo igual o nosso pais, a contradição é tanta que os políticos caem numa regra e escapam por outra...

Bom com relação a pergunta do título, para se criar uma regra é preciso muito bom senso e é impreterível aceitação da maioria dos condôminos, neste momento o sindico é apenas mais um voto, salvo regras que contraponham a nossa constituição nacional, quais quer outras que se façam necessárias, ou que algum condômino ou síndico ache que irá repercutir em uma melhora na qualidade de vida e diminuição dos ruídos dentro do condomínio, deverá ser votada antes de colocada em prática.

sempre é bom lembrarmos que nossos direitos terminam onde começam o do próximo.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Miguel Lucas Junior
Miguel Lucas Junior

Respondeu há mais de 1 ano

Bom dia Fabrício,

O síndico pode dar sua parcela em criar as normas no RI, porém não adianta criar normas e estas não serem obedecidas, toda a massa condominial deve colaborar para que as normas sejam respeitadas, criando uma atmosfera mais saudável para todos os moradores.

Considerando que nas Assembléias, todos de uma certa forma podem influenciar na ação e complementação das regras, criando um RI dosado e não conflitante com o Código Civil.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

O sindico é apenas um executivo. Ao criar regras, ele pode apenas estar atendendo solicitações de vários moradores, mas em principio ele CUMPRE as regras.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.