O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Membro titular do Conselho Fiscal pode presidir uma Assembléia?

Por Clemio Silva
Perguntou há mais de 1 ano

Sei que o síndico não pode ser presidente da mesa de uma assembléia a não ser que ninguém queira. Gostaria de saber se isso vale também para os membros do conselho fiscal? Em uma assembléia convocada para tratar de revisão orçamentária pode um conselheiro que inclusive participou da elaboração da proposta presidira a reunião? Abraços.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Clemio quem determina isso é a Convenção do condomínio, se for omissa, até mesmo o síndico poderá ser presidente da assembleia, embora não seja recomendável, no Código Civil isto não está previsto.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Desculpe Clemio mas você "sabe" errado.

Não existe nenhum impedimento legal para que síndico, subsindico e membros do conselho presidam à AG. ok? Se a sua convenção não disciplinar o assunto, entã está valendo.

Inclusive meu povo acha de relevante importância que quem conhece as contas e os problemas presida a mesa. O que significa que desde 2008 todas as AGs, fui quem presidiu.

Axé

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Clemio Silva
Clemio Silva

Comentou há mais de 1 ano

Desta vez eu que me desculpa Marisa!
´"Desde que na Convenção do Condomínio não haja qualquer impedimento, o síndico e qualquer membro do conselho, poderão ser eleitos para compor a presidencia e exercerem o cargo de secretário das assembléias do condomínio. Por uma questão de ética e, principalmente quando os assuntos a serem discutidos e aprovados envolvem ações do síndico (assembléia ordinária - aprovação de contas e eleição do corpo diretivo), recomenda-se que as funções da assembléia sejam exercidas por condôminos independentes. É uma questão de bomsenso".

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Kleber Gonçalves de Almeida
Kleber Gonçalves de Almeida

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde prezado,

Não há impedimento, porém, não é recomendável que síndico seja presidente da Assembleia, até po uma questão de bom senso, principalmentes aqueles que deliberem sobre assuntos ligados diretamente ao síndico, tais como aprovação de contas, o que não seria legal , o síndico votar em tais assuntos.

Abraços - Kleber - SP

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Clemio,

Eu já li que os sindico não pode, em nenhuma hipótese, ser presidente da mesa, mas não vejo nenhum problema em o conselheiro se candidatar, já que ele não interesse direto como o sindico de aprovar certas matérias.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.