O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

NA FALTA DE 2/3 VOTANTES PARA APROVAR RI COMO SE PROCEDE?

Por MARI
Perguntou há mais de 1 ano

Bo anoite

Para aprovar o Reg Interno caso não compareça os 2/3 ou haja muitos inadimplentes como se deve proceder para aprovação do RI?

grata

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Ordenar:

wannya coelho
wannya coelho

Respondeu há mais de 1 ano

Normalmente em assembléia não desce muita gente então quando preciso de 2/3 de assinatura, corro atrás dos que não foram. A assembleia aprova e permite que vou atras de mais assinaturas, batendo na porta de cada um.






Fonte: Normalmente em assembléia não desce muita gente então quando preciso de 2/3 de assinatura, corro atrás dos que não foram. A assembleia aprova e permite que vou atras de mais assinaturas, batendo na porta de cada um.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Antonio Carlos Meyer
Antonio Carlos Meyer

Respondeu há mais de 1 ano

Não se procede!
Continua tudo como dantes no quartel de Abrantes!!!
Porém, há vertentes que admitem a aprovação por maioria simples da AG. Eu aprovaria assim e quem se sentir prejudicado que entre na justiça. Lá ele pode ganhar, mas a maioria das ações estão sendo procedentes, ou seja, os juízes estão concordando com a aprovação pela maioria simples.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angelina Somolanji R. Oliveira
Angelina Somolanji R. Oliveira

Respondeu há mais de 1 ano

Se na sua convenção não determinar que o RI tem que ser aprovado com 2/3, eu faria com maioria simples. Está sendo bem aceito assim, pois RI pode e deve mudar para atualização ou acréscimo de situações importantes não previstas antes.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Mari,

O correto é ter os 2/3 de moradores presentes, se estiver assim na convenção. Você já leu sua convenção? Ela exige 2/3 para alterar o RI?

Se não, voce pode alterar com maioria simples.
Isso de a assembléia aprovar e depois voce sair correndo para pegar assinaturas não está correto. E se voce nao conseguir as assinaturas necessárias? daí voce nao conseguirá registrar no Cartório de Registro de Titulos e Documentos.

Se não conseguir o queorm exigido, não pode alterar o RI.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Mari, há duas situações em que o Regulamento Interno pode ser aprovado pela maioria dos presenes: qdo não está incorporado na Convneção e se na Convenção não consta quorum qualificado para alterar o RI.
Então, verifique se vocês se enquadram ou não nesses dois itens, não se enquadrando, vocês podem aprovar com a maioria dos presentes.
OK?!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.