O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Andréa

Incorporadora pode escolher o síndico?

Por Andréa
89 dias

A incorporadora do condomínio pode decidir o síndico e apresentá-lo na assembleia de instalação do condomínio?
Adquiri um imóvel e nos chamaram para a assembleia de instalação. Na pauta consta que terá a “apresentação do síndico” e eleição do subsíndico e conselheiros, mas até onde entendo, o Código Civil diz que o condomínio quem elege o síndico. Isso procede?

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Conteúdos relacionados

Respostas (3)

Ordenar:

Geraldo Majella da Silva
Geraldo Majella da Silva respondeu
89 dias

Andréa isto mesmo que acontece, porque o Síndico é eleito pelo voto e a incorporadora é a majoritária, dona da maioria dos imoveis, portanto pode eleger o sindico que ela quiser. Com o tempo da aquisição dos imóveis pelos futuros condôminos, a coisa muda automaticamente e quando isto acontecer, poderão eleger o Síndico que desejarem, conforme a convenção local mencionar. 0k

Fonte: Pessoal

Geraldo Majella da Silva

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
89 dias

Bom dia! Veja que o ato será em assembleia então não está errado.

Muitas construtora então pagando síndico profissional para está ficar em silêncio e os moradores desenformado ainda ficam batendo palmas ,só vão verem o tamanho do prejuízo quando a construtora não tiver mais interesse em pagar e o motivo é sempre o mesmo termo da garantia.

Resumindo é tudo combinado para o síndico fazer vista grossa em tudo que envolve a resposabilidade da construtora durante a garantia.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
JOSE LOPES GOMES
JOSE LOPES GOMES respondeu
88 dias

Andrea - a construtora/incorporadora tem interesse na colocação do Sindico. Tem muitos itens que vão vencendo e se o Sindico não acionar a construtora/incorporadora o custo ficará para os condominos.

Num primeiro momento ela poderá eleger o Sindico por ter maioria dos votos. Mas, poderá aparecer um morador e se candidatar.

No caso, do sindico indicado pela, resta aos participantes eleger um Subsíndico muito bom e um conselho com membros excelentes.

José Lopes (lopesjg@uol.com.br)- Consultoria em RH/DP, Sindico Profissional e Auditoria Preventiva. Gestão e Assessoria em analise de prestação de contas e operação.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...