O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

André Gonçalves

O síndico deve aprovar em assembléia?

Por André Gonçalves
Perguntou há mais de 1 ano

É dever do síndico aprovar em assembéia a terceirização de funcionários? E sobre gastos em alto valor decorrente a elevadores, é necessária a aprovação de condôminos?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

André, a questão da terceirização de funcionários de condomínio é complicada, eu sempre aconselho os síndicos a consultarem a assemlbeia antes que qualquer decisão, afinal, isso afeta em muito os moradores e ainda há muita dicussão de prós e contras; eu (como sindica) jamais tomaria uma decisão dessas sozinha, sem consultar a assembleia.
Sobre a despesa elevado com os elevadores, deve-se verificar oq ue está aocntcendo com eles, se foi uma manutenção necessári e cara (troca de cabos de aço, por exemplo) ou algo diferente.
O importante é sempre levar os assuntos para serem discutidos em assembleia, ainda mais os que envolvem dinheiro, afinal, nós síndicos apenas administramos o condomínio, o dinheiro vem de todos os condôminos e estes têm o direito de saber como está sendo gasto esse dinheiro.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Valdir Paulo de Almeida Santos
Valdir Paulo de Almeida Santos

Comentou há mais de 1 ano

Quanto ao ato da terceirização existe ainda um fato , que a segurança e vulnerabilidade que ficam expostos os condominos que nos dias de hoje devem ser muito bem avaliadas.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

André, Todas as despesas maiores deverão ser submetidas à apreciação da AGE. A terfceirização de funcionários tem um custo inicial alto poue ele terá que pagar todas as custas t4rabalhistas aos funcionários que serão demitidos. Se fosse eu, levaria ao conhcimento dos moradores, já que são eles que pagam as cotas condominiais.

Com relação ao elevadir, amesma coisa: deverá ser levado a AGE para decidir, há ão ser que seja um caso emergencial, daí o sindico gasta e depois ratifica junto à AGE.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Andre são duas situações distintas:

Funcionários são desesas ordinárias e contanto que não se extrapole a previsão orçamentária o síndico decide sobre contratos e distratos (salvo disposição em contrário na convenção, coisa que eu dúvido que tenha).

Elevadores: que despesas altas foram essas? Porque a manutenção básica de elevadores também está inclusa na previsão orçamentária mas pode acontecer uma quebra certo? Do que se trata?

Axé

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.