O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu

Pergunta

WhatsApp
LinkedIn
Tatiana Armanda Galli

assembleia geral

Por Tatiana Armanda Galli
34 dias

Boa noite,teremos nossa Assembléia geral dia 23 de janeiro,tudo indica que será bem complicada porque nossa sindica cometeu varios erros graves,notas superfaturadas,obras acima do valor permitido na nossa convenção,permitiu a instalação de um armario para um dos conselheiros em area comum sem consultar ninguem...é uma senhorinha que ocupa a cadeira á 14 anos...e que se Deus quiser agora vamos aposentá-la.A pergunta é: E se ela abandonar a Assembléia alegando mal estar físico,ou sitema nervoso abalado? O que deve ser feito??Ela pode entrar com uma advogada de defesa?? Pode chamar o zelador que é terceirizado e unico funcionário tambem para defesa dela?Se puderem me ajudar de antemão agradeço.

Responder esta pergunta

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Conteúdos relacionados

Respostas (3)

Ordenar:

Paulo Rodrigues de Moura
Paulo Rodrigues de Moura respondeu
34 dias

Boa noite! Sem suposição só precisa seguir a pauta,ela só fez algo de errado porque de certa forma os moradores ficaram olhando.

Fonte: 12

paulorodrbiguesmoura@hotmail.com
(11) 98440-4093

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Eurus Christian Bahniuk
Eurus Christian Bahniuk respondeu
34 dias

Tatiana,

Pelo que descreve você e seu grupo estão se organizando. Continuem mobilizados e preparam-se para tudo.

Por primeiro, eu trabalharia na escolha do presidente da assembleia para que ele seja o mais imparcial possível. É ele que dita o procedimento e condução dos trabalhos. Veja o que a sua convenção diz a respeito; se omissa, ele deve ser escolhido entre os presentes. No caso da convenção estabelecer previamente alguém com o qual o seu grupo tenha receio, proponha que essa pessoa renuncie e dê espaço a uma pessoa mais isenta tendo em vista o clima que se formou previamente à reunião; afinal é pelo bem de todos. Será a primeira batalha da reunião.

Segundo: a pauta deve estar organizada para prestação de contas, previsão orçamentária e eleições, nessa ordem. Se não estiver, peça para alterar a ordem para melhor organizarem os trabalhos. É uma questão de procedimento e é válido que se faça em assembleia (o que a assembleia não pode é deliberar sobre matérias estranhas a ordem do dia, mas pode sim alterar a ordem dos assuntos pautados por melhor clareza dos trabalhos). Justifique: primeiro precisamos entender e acertar o passado, depois projetar o futuro e saber quem irá "assumir a bronca".

Na prestação de contas, exponham aquilo que entendem inadequado, peçam esclarecimentos e recomendem, se os fatos que provarem forem suficientes, que as contas sejam rejeitadas. Se a lista for exaustiva, vocês podem propor que as contas sejam rejeitadas nesses tópicos. Se aprovada a rejeição, proponha uma nova questão de ordem para que seja imediatamente deliberado o que deverá ser feito (uma nova assembleia para que as contas sejam retificadas e ajustadas; uma comissão para examinar as contas e determinar as responsabilidades, etc).

Se a síndica passar mal, chame o SAMU e peça para alguém (do seu próprio grupo) acompanhá-la até a chegada deles. Proponha então a suspensão do exame das contas - e não da assembleia - ao presidente (e peça para ele colocar em votação) por um prazo de XX dias (já peça para fixar a nova data), desde que a então síndica apresente uma cópia do seu boletim médico ou atestado, sob pena de preclusão e rejeição sumária das mesmas (lembre-se novamente que devem deliberar o que fazer em caso de rejeição). Se os presentes se manifestarem pela continuidade dos trabalhos, continuem os trabalhos.

Nos demais assuntos se ela se retirar talvez fique mais fácil "aposentá-la".

Uma boa ata deve registrar o que foi deliberado, mas o que também foi objeto de contestação (questões de ordem, reclamações, etc), mas ainda assim peça para constar constar em ata as suas observações e pedidos, ainda que derrotados. É um direito seu, que lhe garantirá a possibilidade de eventualmente, se assim interessar, discutir em juízo depois. Se o presidente ou secretário criarem problema, diga que se não o fizerem serão responsabilizados inclusive criminalmente. Se possível, utilize-se do seu direito de gravar a reunião, e peça a leitura da ata ao final dos trabalhos.

Como disse, estejam preparados para tudo e boa sorte.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Luiz Leitão da Cunha
Luiz Leitão da Cunha respondeu
33 dias

Um caso deveras comum. Sindica/o autoritaria/o com cargo praticamente vitalício por omissão de quem mesmo? Dos condôminos. Com certeza, uma manipuladora, que poderá mesmo simular um ataque de nervos na assembleia. Se ele tiver um piti, vcs dêem a ela um comprimido de Rivotril e prossigam com a assembleia. Advogado pra quê, se vcs não estão num tribunal? Da assembleia participam os condominos. Mas é melhor permitir o advogado (pago por ela) a fim de evitar alegações de cerceamento de defesa. Só que é bom avisar o advogado que ele só fala quando o pres da mesa lhe der a palavra.

Luiz Leitão da Cunha | Atuação em São Paulo, nos bairros Jardins, Itaim e Higienópolis.
https://luizleitaosindicoprofissional.wordpress.com
Colunista da revista Direcional Condominios | Jornalista especializado
https://www.instagram.com/luizleitaodacunha/

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...