O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Como podemos constar irregularidade na eleição do síndico?

Por Andrea Puchnick
Perguntou há mais de 1 ano

Nunca morei antes em um condomínio e tenho algumas dúvidas. A principal é em relação à eleição do síndico. Na Assembleia foi eleito um síndico, mas no meu entender não ocorreu eleição. Foi perguntado em um dado momento quem queria se candidatar e um senhor se apresentou. Por sinal uma persona non grata. Houve discussão de quem queria ser subsíndico, mas em momento nenhum da assembleia eu fui arguida sobre o meu voto. Como é possível que tenha ocorrido uma eleição se eu não votei, mesmo estando presente? Uma coisa é perguntar quem quer se candidatar, outra coisa é votar nessa candidatura. O fato de eu ter assinado a lista de presença não significa que eu esteja de acordo com a sua eleição. Alguém poderia me esclarecer sobre esse assunto?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

Kleber Gonçalves de Almeida
Kleber Gonçalves de Almeida

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde Prezada,

Vc. está correta.

Mesmo tendo somente uma pessoa interessada em concorrer ao cargo, está deve ser colocada em votação para saber se é eleita ou não.

Assim, aprovada pela maioria dos presentes, está eleita, caso contrário, não será eleito um síndico nesta assembleia, devendo o condomínio recorrer a uma nova assembleia o mais rapído possível e ou, contratar um síndico profissional, que também deverá ser votado em assembleia, se a maioria concorda com a eleição desta pessoa como síndico profissional.

Vc. deve conversar com o ´síndico, explicar que a eleição naõ foi correta, e solicitar uma nova assembleia para colocar novamente o item em discussão, haja vista que, só existe dusa forma de impugnar uma assembleia e ou, um item de pauta que foi executado de forma errada, são eles:

01 - Uma nova assembleia, regularizando a situação (é a forma mais barata)

02 - ingrerssar na justiça, solicitando a impugnação da assembleia.

Abraços - Boa sorte

Kleber- SP

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Andrea Puchnick
Andrea Puchnick

Comentou há mais de 1 ano

Prezado Kleber,

Muito obrigada pelo esclarecimento.

Abs
Andrea

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Fabricio Paiva
Fabricio Paiva

Respondeu há mais de 1 ano

Da próxima vez não coma mosca, pois o direito não socorre a quem não age. Peça que os votos sejam contados e se há oposição e por que.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Andrea o pessoal está tão acostumado com a típica situação de "só tem tu vai tu mesmo", que nem se deram ao trabalho de perguntar se todos estavam de acordo ou não.

Entretanto, se perguntados fossem, eu duvido que o resultado seria diferente, principalmente o pessoal tendo que se confrontar com uma nova despesa de pró-labore para um s[indico profissional. Numa hora dessas o pessoal é capaz de elegê-lo até Mr. Simpatia para não "pôr a mão no bolso".

De qualquer forma aparentemente houve irregularidade mas eu não tentaria reverter o quadro, até porque você deveria ter se manifestado na hora.

Melhor sorte da próxima vez. E lembre "boca fechada não entra mosca mas também não entra torta de morango" melhor a gente se manifestar sempre.

Axé
.


Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.