O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Pastilhamento

Por Condominio Residencial do Mar
Perguntou há mais de 1 ano

Vamos realizar um AGE e a pauta é fundo de caixa para pastilhamento do prédio, qual o percentual de condôminos necessário para aprovação desse fundo de reserva?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Ordenar:

Sindiquinho
Sindiquinho

Respondeu há mais de 1 ano

Boa noite!

Nesse caso são 2 quorum, 1 para cada situação; se for para aprovar qualquer valor, ou alterar o fundo de reserva, a maioria dos presentes no dia decidem; mas se esta obra for alterar a fachada do prédio, o quorum é de 2/3!


Att,


Natanael Saulo

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Para compor o fundo de obras, se essa ação vai ser tomada porque o prédio está se deteriorando, é maioria dos presentes.
Se for apenas manutenção, maioria do todo.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Até onde eu sei as obras por vezes precisam de quórum qualificado; a criação do fundo de obras não. Desde que conste do edital que será deliberado sobre a criação de FO, maioria dos presentes.

Axé

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
juarezferreiraalves@hotmail.com
juarezferreiraalves@hotmail.com

Respondeu há mais de 1 ano

Regulamentos á parte, sugiro que antes dos orçamentos, vocês façam um teste na fachada através de um Laudo Técnico feito por uma Falcão Bauer VIP ou outra idônea. Eu trabalhei num Prédio com apenas 13 anos de contrução, cujas pastilhas foram acentadas em paredes mal rebocadas e que se desfaziam nas mãos. Resultado, em poucos anos as pastilhas começam a cair, com risco de vida pra quem passa embaixo.

Fonte: juarezferreiraalves@hotmail.com 25 de experiência em manutenção predial.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

O Juarez observou bem, empastilhar um prédio não é algo tão simples que se decide em assembleia, antes de partir para aprovar e arrecadar, verifique se o tipo de revestimento hj do prédio aceita o empastilhamento, provavelmente vocês terão que descascar o revestimento todo (ou quase todo) e refazer para preveera colocação das pastilhas, do contrário é isso, rapidinho elas irão descolar; o custo disso tudo não será barato, então para se aprovar a obra e começar a pensar a fazer é bom saber da real possibilidade técnica e ordem de grandeza, vamos supor que hj ficasse em torno de um milhão, será que o pessoal toparia?!?!
Para aprovar uma obra é bom ter todos os argumentos possíveis neste momento em mãos, para não se aprovar gato por lebre.
OK?!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.