O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

nas assembleias condominiais, qual o critério legal para eleger o presidente da mesa?

Por mary fernandes de souza
Perguntou há mais de 1 ano

Em todas as assembleias do meu condomínio o presidente da mesa é sempre o mesmo. Na ultima, porem apresentou-se outro candidato (condômino) além do costumeiro. Depois de muitas acesas discussões, procedeu-se com uma eleição por fração ideal do terreno. Aborrecimento, impaciência geral, desconfiança pelo acentuado interesse da cadeira e 40 minutos para escrutinar os votos (antecedendo a ordem do dia), chegou-se ao vitorioso candidato da famigerada mesa: o mesmo EXCELENTÍSSIMO SENHOR de OUTRORA, de HOJE e de SEMPRE!
A parte o sarcasmo, pergunto: há um critério mais simples, brando, sereno e veloz para a escolha/eleição do bendito presidente?
Premissa: a convenção do meu condomínio estipula que o sindico, após abrir a AG solicitará aos presentes elegerem entre si, um como presidente da mesa ou assembleia, quer seja condômino ou não.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

Jussara Cunha
Jussara Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

O único critério é o que consta na Convenção. Não existe regra para presidente da mesa, exceto a votação da AG e a candidatura de pessoas que desejem.

No "meu" condomínio sempre temos a mesma presidente pois apenas ela se candidata.
É boa presidente pois não deixa a AG ficar voando em discussões que sejam enfadonhas, possui a capacidade de sintetizar as propostas, procede as votações de modo ágil e, assim, temos sempre AG tranquila, rápida, sem atropelos.

Vale ressaltar que é um condomínio onde os acontecimentos são bem divulgados e os problemas cotidianos são agilmente solucionados. Assim não ficam em AG discutindo barulho alheio, mal estacionar na garagem,etc.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Mary, consulte sua Convenção para ver se há algo sobre a escolha do presidente da assembleia, mas vcs fizeram o correto, eleger um dentre os interessados, tendo como base a fração ideal; agora se ganhou o de sempre, fazer o quê?!?!
Aqui temos um único candidato sempre também e se ele se atrasa para a assembleia o pessoal pede para esperar um pouco mais, pois ninguém quer assumir o cargo.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Ué! e a pessoa que se elegeu não é condomino?
O normal é o sindico, no inicio da AGE, convidar um dos moradores a se candatatar como presidente da mesa; se tiver mais de um, é logico que precisa votar e passar por todos esses percalços. O sindico não pode escolher uma pessoa específica. Depiois, o presidente da mesa não é um cargo qwue se deseje tant. Ela nada pode fazer se tudo estiver dentro das leis.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Mary se o "excelentíssimo senhor" fizer lavrar a ATA fiel aos fatos, nenhum problema, até porque ele ganhou a eleição; entretanto se a ATA contiver dados falsos ou for omissa em assuntos importantes, esse senhor pode ser processado por crime.

Abraços

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.