O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

O mandato da síndica venceu e não marcou eleição.

Por Adriana Cristina de Oliveira
Perguntou há mais de 1 ano

Pessoal, o mandato da síndica venceu dia 11/08 e ela diz que só irá marcar uma assembleia para eleição após dia 22/08. O que posso fazer para impedir esse abuso, pois sou candidata e ela não quer perder o cargo. Ela pode ignorar os prazos dessa forma?

Obrigada.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

Jussara Cunha
Jussara Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

Adriana,
Pode acontecer de haver um atraso, mas nada além de 1 ou 2 meses.
Além disso, o banco onde o condomínio possua conta bancária já pede a ata da AGO para o novo síndico ou a reeleição. Pelo menos o Itaú, está bem atento a essa questão.
De precaução, já comece a coleta de abaixo assinado para eleição de síndico - não é destituição já que oficialmente o mandato terminou.

Atenção para as contas. Caso haja problemas não aprovem pois só assim podem pedir ressarcimento caso haja desvios.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Oficialmente o banco não é mais obrigado a pagar cheques com a assinatura dela, embora por poucos dias os bancos relevem.

Você pode tentar reunir-se com 1/4 dos condôminos e já convocar a AGE para a eleição de novo síndico, eu sei que são poucos dias mas veja, se ela ainda nem tem uma data então ela pretende protelar isso por quanto tempo? Até porque após a eleição ainda levará alguns dias até o registro da ATA.

Só verifique uma coisa: por costume, ao menos no meu prédio, a gente nunca coloca o fim do mandato em dias, só em meses. Se constou da ATA que o mandato termina em fevereiro, sem especificar o dia, então dia 28 ainda é fevereiro.

Axé

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Jussara Cunha
Jussara Cunha

Comentou há mais de 1 ano

No 2o. mandato o Itaú segurou pois a administradora entregou a convocação da AGO. Com 20 dias do fim do mandato já cobraram a ata de eleição.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Adriana, um pouco de calma, estamos falando de pouco mais de 10 dias acho qur dá pra esperar algo como 20 ou até 30 dias para fazer a assembleia e a nova síndica (vc ou algun outro candidato, ou mesmo a síndica reeleita) tome a frente do condomínio, não?!?
O probkema será apenas o banco com relação a cheques, mas se eles não falarem nada tabém acho qye dá pra esperar.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Adriana,

Tenha paciencia, afinal de contas só se passaram 10 dias. Provavelmente ela deve estar se preparando (os documentos) para entregar para o próximo sindico.
Se ela ultrapassar esse prazo, cabe aos moradores fazerem uma convocação através de abaixo assinado.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.