O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

A síndica pediu que todos os proprietários fosse a favor da sua isenção

Por Ieda Fabíola de Azevedo Osuna Cabrera
Perguntou há mais de 1 ano

A sindica do meu prédio passou uma reinvidicação pedindo a isenção da sua taxa de condomínio a todos os proprietários do prédio como sabe que sou contra em se tratando de um prédio pequeno com pouco recurso para pagar despesas ordinárias e extra, ela não me comunicou nada e encaminhou direto à administradora, onde precisei me dirigir por um acaso e fiquei sabendo do ocorrido. Sendo que no início do ano foi feito uma assembléia onde ela se dispôs a pagar a taxa de condominio. A mesma ainda espalha para os demais que somos cinco os moradores e que gastamos muito mais água que todos aqui, sendo que somente eu fico boa parte do tempo em casa, os demais trabalham o período integral. Posso processa-la ?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (2)

Ordenar:

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Ieda,

Isso não dá processo. Processá-la porque, qual o crime que ela cometeu?

O erro dele dá para ser concertado. Ela jamais deveria ter batido de porta em porta e sim feito uma AGE para defionir que ela ficaria isenta. Normalmente, em condominio pequenos, os sindicos nem podem ser isentos da taxa senão não dá pra pagar as contas.
Quantos aptos. são no seu condominio?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Ieda Fabíola de Azevedo Osuna Cabrera
Ieda Fabíola de Azevedo Osuna Cabrera

Comentou há mais de 1 ano

Eu digo processa-la por ficar me expondo ao ridiculo medicante a outros moradores, onde coloca bilhetes e manda recados pela internet com ataques a minha pessoa, sitando apenas o número do apto. Porém todos sabem que sou eu. Porém, gostaria de saber se posso pedir a anulação da assembléia, pois estou me sentindo excluida de determinada situações, como não fui convocada para a assembléia que acontece amanhã dia 10, e mesmo antes não me procurou para assinar a favor de sua isenção, porque sabia que era contra. Pois bem são 8 apartamentos, já pagamos uma administradora e como a mesma vive dizendo que não tem recurso suficiente para obras e despesas o condominio, acredito que pela falta o mais viável e que pagasse o condominio, pois tudo é despachado através da administradora

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Ieda você pode processar a quem você quiser. Nada no Brasil será excluido da apreciação do judiciário. Se você ganha a causa ou se você ainda pagará honorários de sucumbembência será outra história. Você não diz porque exatamente quer processá-la então analizemos todas as possibilidades:

1. O processo seria pela reivinidicação? Qualquer um pode reinvidicar qualquer coisa. Legalmente não tem validade decisões por abaixo assinados então você pode questionar isso na AGO de prestação de contas. Ou você pode reunir-se com 1/4 dos condôminos e convocar uma AGE. Mas se só você for contra então você é voto vencido, não é mesmo?

2. O processo seria por você não ter sido comunicada da reinvindicação? Ok, assembleias não podem deliberar sem que todos os condôminos sejam convocados. Mas não foi uma assembleia, foi um abaixo assinado sem valor de decisão. E voltamos à resposta anterior... se na assembleia você convencer o povo que a isenção não pode acontecer, a síndica deve devolver tudo o que indevidamente levou. Basta não aprovar as contas.

3. O processo seria por ela ter dito que vocês gastam muita água? Supondo-se que você prove que esse comentário ocorreu. Onde isso abalou sua moral para justificar um processo?

Ieda a vida condominial deve ser resolvida, prioritariamente, na Assembliea. Você diz que o seu condomínio é pequeno e não comporta a isençao para a síndica; o lógico é nós supormos que
o custo de um processo arrasará definitivamente com as finanças. Quanto um advogado cobraria apenas para defender o prédio e a síndica? Por volta de 5 salários mínimos? Não existe forma mais rápida de jogar todos os seus vizinhos contra você.

Você tem todo o direito de convocar uma AGE, basta para tanto conseguir a adesão de 1/4 dos condôminos. Nessa AGE coloque o seu ponto de vista, diga que você está disposta a trabalhar de graça, quem sabe até você se eleja na próxima eleição. E então você trocará a cômoda posição de estilingue para a incômoda posição de vidraça.

Boa sorte

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Ieda Fabíola de Azevedo Osuna Cabrera
Ieda Fabíola de Azevedo Osuna Cabrera

Comentou há mais de 1 ano

3. O processo seria por ela ter dito que vocês gastam muita água? Supondo-se que você prove que esse comentário ocorreu. Onde isso abalou sua moral para justificar um processo?

Abalou que esse comentário ela tem feito a todos moradores do condominio e colocado no mural e direcionado para o meu i-mal coisa absurdas que acredito ser constrangedor.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.