O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Como cobrar da síndica a apresentação de ata da reunião extraordinária após o prazo legal de 8 dias?

Por HELOISA BERG DE MENDONCA
Perguntou há mais de 1 ano

Em reunião extraordinária para obras, impugnamos as obras necessárias e autorizamos somente as URGENTES, tendo em vista pendência de entrega de balancetes (desde mar/12) e diferença contábil ainda não regularizada. Apesar do saldo do condomínio ser positivo, fizemos (Conselho) vários apontamentos irregulares da gestão da Síndica e fizemos constar da pauta. A vista disso, acreditamos que ela segurará a distribuição da Ata para que não venha a conhecimento dos Condôminos, pois somente 07 (sete) moradores compareceram (o prédio tem 41). Como proceder cobrança da ata, uma vez que a mesma somente foi rascunhada e o Contador (secretário) a confecciona posteriormente para ser revista/assinada pela presidente de mesa (que fui eu). Sempre foi de praxe no Condomínio assim realizar.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

francisco freitas mendes
francisco freitas mendes

Respondeu há mais de 1 ano

Heloisa, cobre o secretario para que ele imprima a ata e mande para voce assinar. Se é a sindica que esta retendo, notifique-a do cumprimento do prazo constante na convenção.
O balancete mensal deve ser entregue junto com o boleto do mes. Creio que esta na hora de rever a posição/trabalho da sindica e destitui-la antes que aconteça algo pior.

Francisco

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Heloisa a lei anterior citava que o síndico deveria dar ciencia das decisões da AG no prazo de oito dias, mas nunca impôs que fosse através de ATA, ok? Isso deve estar disciplinado na Convenção. Aliás, se não estiver na convenção então você já fique atenta para a cada assembleia impor essa obrigação porque a lei atual é totalmente omissa a esse respeito.

Se o seu problema maior é que os condôminos saibam o que está ocorrendo, porque você não faz uma carta aberta relatando o que foi dito na assembleia e joga por debaixo das portas? É radical mas eu já fiz isso.

Abraços

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Heloisa,

Voce precisa notificar o sindico informando-o da responsabilidade de mandar a ata para todos os moradores.
Se a coisa estão tão irregular, porque voces já não destituem essa sindica?

De 41 moradores só foram 7, o que votaram????

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
HELOISA BERG DE MENDONCA
HELOISA BERG DE MENDONCA

Respondeu há mais de 1 ano

Agradeço a todos pelas orientações. Não há na convenção o prazo de entrega da ata. Vou tomar as providências sugeridas.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.