O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

DESTITUIÇÃO DE SINDICO -

Por marcia maria da silva
Perguntou há mais de 1 ano

A sindica que está sendo destituida não está de acordo - sendo que a maioria dos condominos incluindo proprietarios e inquilinos estão a favor do arfastamento. Ela marcou outra reunião e está usando artigos para anular nossa reunião passada. Sendo que em nossa reunião havia 5 proprietários e 2 inquilinos - nosso prédio tem 11 aptos - detalhe há outros 02 proprietários cujo aptos estão vazios posso pegar assinatura ou procuração para anexar a nossa ata. para oficializar o afastamento.
Como devemos fazer nesta situação
Obs. A sindica foi convocada disse que não iria seu filho disse que ia , mas ameaçou alguns condominos e ambos não compareceram a reunião
Que devemos fazer . Pelo amorde Deus .
Grata
Marcia

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (2)

Ordenar:

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Marcia,

Voce precisa ter 6 moradores adimplentes e que não sejam inquilinos para poder convocar uma reunião e votar a destituiçaõ da sndica. Se voc~e precisar das procurações, ótimo.
Os casos de ameaça deverão ser levados `delegacia e feito BO, pois não devem ter medo de uma família que quer se perpetuar no poder e supostamente, com más intenções, pois quem ameaça não quer largar o osso, concorda?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Marcia, em condomínio quem tem voz são os proprietários, eles é que são os condôminos, inquilino para poder opinar precisa ter uma procuração do proprietário.
Com 11 unidades você precisa que 3 condôminos, de preferência quites com o condomínio, assinem um abaixo assinado para convocar a assembleia que venha a destituir essa síndica e eleger um novo síndico, mas saiba bem os motivos da destituição, tenham provas da administração irregular ou não a contento (que não seguiu o que foi aprovado em assembleia), do contrário, a síndica entra na justiça e volta ao cargo e ainda processa vocês por danos.
Se a assembliea já aconteceu vc não pode pegar mais assinaturas na ata, a folha de presença deve ser assinada por condôminos adimplentes (quites com o condomínio) que estavam presentes na assembleia, preste muita atenção nisso.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Dario Alberto Endler
Dario Alberto Endler

Comentou há mais de 1 ano

Márcia, a matemática, nesse caso, não está a seu favor. 5 proprietários são são suficientes para destituir a síndica. É necessário maioria absoluta (pelo menos 6).
Nesse tipo de assembléia, voto de inquilino não vale.
E a Ângela está certa: Não dá para anexar procurações em assembléia que já aconteceu.
Para realmente destituir a síndica sem dar chance para que ela conteste, você deve tomar as seguintes precauções:
- Procure juntar informações que mostrem que a síndica praticou irregularidades, não prestou contas, ou não administrou convenientemente o condomínio (administrar convenientemente o condomínio é um pouco subjetivo. Veja abaixo as obrigações do síndico e verifique se ele deixou de fazer alguma dessas coisas)
- Faça a convocação da assembléia através de 3 condôminos (1/4 do total), exclusivamente para a destituição da síndica. Tome o cuidado para que TODOS sejam convocados, inclusive os dois cujos apartamentos estejam vazios.
- No inicio da assembléia, colha as assinaturas de todos os presentes: condôminos e mandatários das procurações. Deixe claro na ata quais são todas as unidades representadas: quais pelos próprios condôminos e quais por procuração.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.