O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

O abaixo-assinado para aprovação de alguns assuntos que exige quorum especial é legal ?

Por Vicente Paulino ad Silva
Perguntou há mais de 1 ano

Face a dificuldade de reunir 2 / 3 da totalidade dos condôminos em assembleia que tem o objetivo de alterar a Convenção condominial , alguns sindicos tem colhido assinaturas de 2/3 dos condôminos , para a aprovação da alteração e depois leva a assembléia de condôminos para que o abaixo -assinado seja aprovado e as alterações deliberadas.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (2)

Ordenar:

Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Vicente, esses abaixo assinados não têm validade, a aprovação deve ser feita em assembleia com 2/3 de condôminos presentes efetivamente ou através de procuraçôes, tudo o mais poderá ser invalidado judicialmente e todo o trabalho desperdiçado.
Aliás, o próprio cartório pode se recusar a registrar a nova Convenção.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Vicente Paulino ad Silva
Vicente Paulino ad Silva

Comentou há mais de 1 ano

Angela. Agradeço a atenção. O que está havendo em vários condomínios é o seguinte: O Sindico, consegue as vezes 40% a 50% das procurações e as assmbleias são meramente figurativas, pois ele aprova as contas do condominio, se elege e enfim, os demais condôminos que comparece as assembléias são apenas pro-forma, pois, tudo já está devidamente aprovado. Outro detalhe é que as suas procurações não são específicas para as assembléias. As vezes são apresentadas procurações de 03 a 04 anos atrás.
Queremos mudar a cláusula que trata das procurações, alterando-a para que as procurações sejam específicas para as assembléias, conforme o Edital de convocação e a data da sua realização. Logo, estou pensando em orientar a síndica no sentido de fazer um abaixo-assinado de no mínimo 2 / 3 dos condôminos , com o fim específico de alterar determinada cláusula e depois levar a assembléia apenas para ratificar as assinaturas no abaixo assinado dos condôminos que autorizou a alteração da cláusla convencional. Quando fala em procuração os condôminos ficam com medo, mas falando em abaixo- assinado não. Grato pela atenção. Boa noite.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

O mesmo trabalho que dá para correr atras de abaixo assinado daria para correr atras de procurações, então faça a coisa de forma legal, ok? Deliberações na assembleia. E deliberar significa resolver após discussão e exame.

Fui

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.