O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

sindico destituido pode concorrer ao cargo novamente

Por Eliana hortencia rocco da silva
Perguntou há mais de 1 ano

sindico destituido ilegalmente pode concorrer ao cargo novamente ? a administradora poderá impugnar a candidatura do mesmo?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Eliana se o síndico foi destituido ilegalmente ele deveria ter ido para a justiça. Sem conhecê-lo, mas se ele não sabe nem cuidar de seus interesses pessoais, como esperar que ele cuide de um prédio inteiro?

Em todo caso, e me atendo à sua pergunta: legalmente ele pode se candidatar sem problema nenhum, fica a cargo da AG elegê-lo ou não. A MENOS QUE A SUA CONVENÇÃO DISCIPLINE ISSO ok? Então dê uma boa olhada na convenção.

Outra coisa fundamentalmente errada no seu raciocínio: a assembleia é dos condôminos os funcionários da administradora não podem interferir com ela. Podem dar algumas explicações técnicas que os condôminos queiram, mas não têm poderes para impugnar nada, ok? Administradora é só mais um prestador de serviços.

Abraços

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Edylson Campos
Edylson Campos

Respondeu há mais de 1 ano

Sra. Eliana Rocco, bom dia.

Síndico destituído por irregularidades em sua administração pode ser reeleito, sim - infelizmente.

Por força da natureza contratual estabelecida entre o seu síndico e a administradora do edifício (simples mandatária do administrador), em assembleias não há a mínima possibilidade de realizar qualquer tipo ou ato de impugnação formal junto aos demais condôminos, pois não lhe assiste competência originária administrativa para tal.

A assembleia, realmente, é encontro apenas de condôminos. Soberana, se deliberar em conformidade dom a lei.

Resumindo: se uma administradora impugnar um ato ou matéria que estiver sendo apreciada pelos condôminos, este ato será considerado nulo e/ou ilegal, à luz da legislação condominial específica (inclusive a convenção do edifício).

Quem tem competência originária para praticar impugnações são somente os condôminos.

Só para elucidar este aspecto - durante a realização de uma assembleia em meu condomínio, certa vez, na qualidade de presidente da mesa, convidei o representante da administradora a retirar-se do recinto, porque estava falando demais..., e ele foi obrigado a sair!

Excelente dia!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Eliana,

Porque ilegalmente? se fosse ilegal ele bem sabe que teria recorrido.
Qual foi a irregularidade na destituição?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.