O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

qual o primeiro passo ao assumir a administração de um condominio?

Por graziane de souza martins
Perguntou há mais de 1 ano

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

COPS
COPS

Respondeu há mais de 1 ano

Graziane,

No Brasil não temos esta cultura, porém o primeiro passo certamente deve ser a análise das contas da administração anterior, pois saber a situação financeira real do condomínio é uma condição de vital importãncia para que você possa balisar a sua administração.
Recomendamos que para este serviço o condomínio contrate uma empresa ou um profissional especialista em auditoria.
Se tal atitude tornar-se cultural certamente vislumbraremos gestões mais responsáveis e minimizamos o interesse de pessoas mau intencionadas a ocuparem o cargo de síndico.

www.cops.net.br

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
francisco freitas mendes
francisco freitas mendes

Respondeu há mais de 1 ano

Graziane:
- Estude bem sua convenção e seu regulamento interno, bem como o codigo civil artigos nos. 1.331 a 1.358 do codigo civi lei no. 10.406/2002, que pode conseguir pela internet.
- Veja a situação financeira do condominio: se os recebimentos estão cobrindo os pagamentos. Se a despesa for maior que os recebimentos, faça uma AGE e peça um rateiro para cobrir a diferença.
- Solicite a administradora as certidões negatavas de : INSS, FGTS e IR, para voce saber que o condominio esteja em dia com suas obrigações fiscais, solicite estas certidoes com constancia.
- Veja a situação dos vencidos: apos 90 dias de tentativa de recebimento, mandar a administradora executar os boletos vencidos, todos.
- Nunca conceda desconto, ou abone juros e multa a condominos sem aprovação em assembleia.
- Veja a situação do pessoal: se ha funcionarios a mais ou a menos, veja tambem se tem muita hora extra sendo paga. Voce podera cortar as horas extras desde que sejam indenizadas de acordo com o valor mensal de horas extras por ex. um funcionario recebe 100,00 de horas extras/ mes ha muitos anos, voce tera que pagar um valor mensal de hora extra a cada ano do funcionario, mas assim acabara.
- Procure trabalhar em sintonia com o conselho fiscal, que legalmente esta para somente dar parecer nas contas do sindico.
- Faça para todas as compras 03 orçamentos, questão de transparencia.
- Compra de material de limpeza e outros, poderão variar até 500% de loja para loja.
- Faça circular informando a todos os condominos sua eleição e agradeça a confiança depositada, diga sua meta e deixe claro que de acordo com o codigo civil, voce ira CUMPRIR E FAZER CUMPRIR A CONVENÇÃO, O REGULAMENTO INTERNO E AS DETERMINAÇÕES DAS ASSEMBLEIAS.

Se precisar de mais informação disponha.

Francisco

Fonte: sim

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
francisco freitas mendes
francisco freitas mendes

Comentou há mais de 1 ano

GRAZIANE, complemento de informação:

A questão de auditoria nas contas anteriores, somente poderão serem feitas se forem aprovadas em assembleia, tendo em vista que o custo é alto e se as contas anteriores ja foram aprovadas em assembleia, nada podera ser feito, salvo se voce descobrir algo comprovadamente serio com relação a desvios ou fraudes anteriores.

Francisco

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Graziane, Entre nesse link e veja o que precisa fazer.


www.sindiconet.com.br/6969/Informese/Fui-eleito-sindico/Fui-eleito-Sindico-E-agora

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Sidney Ribeiro dos Santos
Sidney Ribeiro dos Santos

Respondeu há mais de 1 ano

Graziane,

É o gestor fazer um curso de administração de condomínios. Assim ele aprende com profissionais da área como administrar corretamente. O que fazer, como fazer e o que não pode fazer. Aliás, este curso deveria ser obrigatório e constante em toda convenção.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.