O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Troca da adm atual (alem do abaixo assinado)o que podemos fazer?

Por Rita de Cassia Ferreira de Sousa
Perguntou há mais de 1 ano

Os condominos querem trocar o sindico e a adm só temos tempo até dezembro 2012, já fizemos um baixo assinado pedindo assembleia para trocar o sindico e a adm agora adm esta enrolando para dar resposta estão ganhando tempo, dentro da legislação o que podemos fazer além de pressão na adm?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Rita esqueça troca de administradora e foque na troca do síndico. Se vocês conseguem que 1/4 dos condôminos assinem uma convocação para AGE e se ainda assim o síndico não providencia a convocação, a situação fica complicada mas não impossível.

Vejamos: a assemblea só pode deliberar se todos os condôminos forem convocados. E a convocação obedece aos ditames da Convenção. O usual seria carta protocolada ou registrada. E inquilino não é condônimo.

Eu faria o seguinte: 1/4 dos condôminos assina o edital. Alguém bate de porta em porta perguntando se aquele morador é o proprietário. Se sim, entregue o edital por protocolo ou duas testemunhas. (resolvido). Se for um inquilino, tente descobrir com esse inquilino o endereço do proprietário e mande uma carta registrada. (resolvido). Desconhecido esse endereço, partimos para o cartório de registro de imóveis que fornecerá todos os dados do proprietário, ao módico preço de R$35,00. Feitas as convocações de acordo com a sua convenção, tanto faz o síndico comparecer ou não, o que a assembleia deliberar está valendo, inclusive a destituição do síndico.

A alternativa seria ir para a justiça contra o síndico em ação de obrigaçao de fazer, para que ele encaminhe os editais ou forneça os endereços. Vocês ganham a ação, mas tem custo e demora.

E porque eu disse para você focar no síndico e esquecer a administradora? Porque administradoras têm tanta autonomina quanto faxineiros: "são pau mandados do síndico". Como se diria antigamente: corte a cabeça e acabou a peçonha.

Boa sorte

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (2)
Rita de Cassia Ferreira de Sousa
Rita de Cassia Ferreira de Sousa

Comentou há mais de 1 ano

Obrigada! Rita Sousa

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Edylson Campos
Edylson Campos

Comentou há mais de 1 ano

Concordo com os argumentos da Marisa - eu já fiz isso em meu condomínio e tiramos o síndico com tranquilidade.

Boa noite.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

De acordo com a Lei - novo código civil, vocês podem coletar assinaturas de 1/4 dos moradores adimplentes, na forma de abaixo assinado e de posse desse abaixo assinado solicitar à administradora que convoque uma assembléia geral extraordinária.

Se ele não o fizer, voces mesmos podem fazer a convocação tendo o cuidado de mandar por carta registrada para 100% dos aptos. e ainda colocar como pauta: destituição do sindico e cancelamento do contrato da administradora.

É claro que deverão primeiro ler o contrato da administradora para ver em que condições se derá o canc elamento do mesmo e para destituir o sindico, de acordo com a lei, é preciso que tenha provas de que o mesmo está administrado incovenientemente o condominio, ou não prestando contas ou praticando irregularidades.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Comentou há mais de 1 ano

Retificando a informação:

A lei diz 1/4 dos condôminos, e não está escrito em lugar nenhum que esses condôminos tenham que estar adimplentes para convocar a AG; apenas não participaram da AG se no dia marcado não estiverem quites.


E cuidado, nem sempre morador é condômino.

FUI

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Edina Becher
Edina Becher

Respondeu há mais de 1 ano

Sra. Rita os moradores não precisam da administradora nem do síndico para convocar uma assembleia.
Vocês querem trocar o síndico porque o mandato dele está acabando ou vocês querem fazer a destituição?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Rita de Cassia Ferreira de Sousa
Rita de Cassia Ferreira de Sousa

Comentou há mais de 1 ano

Edina seria destituição mas estamos com dificuldade com a Adm morosa e fica informando que os moradores estão inadiplentes mas decobrimos que a adm esta querendo ganhar tempo poie em dezembro a renovação do contrato é automatico, o pagamento do condominio é dia 05 de cada mes eu mesma as vezes pago dia 25 ou 27 do mês isso ocorrerão duas vezes este ano estou como inadiplente, sendo que estou em dia uma vez vc atrasou fica como inadiplente e eles tem se valido disso pra não convocar a assembleia, mas estou confiante que em dezembro tracamos o sindico pedimos uma tregua pra ele ou seja dois meses onde ele não vai fazer novas dividas e não vai renovar contratos até que seja aprovado uam nova gestão o sindico não deixa o conselho participar das decisões.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.