O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

A síndica se reelege a seis anos com as mesmas procurações, o que fazer para destituí-la?

Por Sandra Maria
Perguntou há mais de 1 ano

Há seis anos a sindica se reelege com procurações em seu nome, datadas de 2006 à 2012. Tentamos destituí-la e não alcançamos corum, por esse motivo procesou vários condôminos por calúnia e difamação, utilizando-se de recursos e advogado do próprio condomínio. Precisamos de ajuda!
Há menos de dez dias se reelegeu com dois votos a mais, existe jurisprudência para destituí-la?
Agradeço e aguardo - Sandra

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (7)

Ordenar:

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Sandra,

Leia bema sua convenção e regulaentointerno para poder verificar se ela pode levar tantas procurações ou se as procurações são limitadas.

A tentativa de destiuição sedeu porque: o que ele fez de errado?

Ela só pode ser destituida se não administrar convenientemente o condominio, se não prestar contas ou se praticar irregularidades. Vocês terão que ter provas cabais dos motivos para destitui-la, pois se nçao houvemotivos ela pode entrarr com ação por danos morais contra vocês.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Paulo J. Barbosa
Paulo J. Barbosa

Respondeu há mais de 1 ano

Olá Sandra,

A maioria das convenções estabelece um limite de procurações, inclusive ao síndico eleito. Leia a convenção do seu condomínio e veja o que fala sobre o assunto.

Att.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Sandra, acho que vcs erraram na argumentação, pois do contrário nem caberia processo por danos, conheço síndicos que estão à frente de seus condomínios há cerca de 20 anos e são reeleitos legitimamente sem usar procurações, mas sim por seu trabalho a cada gestão.
Vocês terão que procurar os condôminos e conversar com ele, ou seja, mobilização, inclusive conseguir contactar os que concederam as procurações e tentar que retirem essas procurações, do contrário, não vejo muito o que fazer, a menos que haja provas de má administração, aí sim, cabe destituição.
OK?!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
francisco freitas mendes
francisco freitas mendes

Respondeu há mais de 1 ano

Sandra, caso as procurações não preencham os requisitos do artigo no. 654 do codigo civil, voce podera reunir 1/4 dos condominos em assembleia e destituirem a sindica por uso irregular de procurações.

Francisco

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
cristiano medeiros avelar
cristiano medeiros avelar

Respondeu há mais de 1 ano

Sandra estou passando pelo mesmo problema em meu condomínio. Primeiro passo é verificar a sua convenção, e se ela permiti que o sindico tenha procurações em seu nome. Se não, verificar em nome de quem estão, no meu condominio o sindico não pode ter, mas ele pede e passa para o nome de outra pessoa, no meu caso o dono da administradora, eu convoquei uma assembleia com 1/4 dos condominos, e nesta ele não pôde usar pois as procurações eram para assembleias ordinarias.
Para se destituir o sindico é necessário ter provas de má administração.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
marino lozio
marino lozio

Respondeu há mais de 1 ano

SANDRA

O CONDOMÍNIO NÃO PODE PAGAR ADVOGADO PARA PROCESSAR OS SEUS INTEGRANTES, MESMO PORQUE O PROBLEMA É PESSOAL DA SINDICA.............. O CONDOMINIO ESTA EXCLUIDO DA POLEMICA.

ACREDITO QUE O MELHOR É MESMO VERIFICAR A CONVENÇÃO , POIS PELO QUE SEI A MAIORIA DELAS VEDA AO SINDICO PORTAR PROCURAÇÕES, EMBORA ELE POSSA TER UM LARANJA QUE FAÇA ISSO POR ELE.

A QUANTIDADE PROCURAÇÕES QUE A CONVENÇÃO PERMITE É MUITO IMPORTANTE.

MAS ACREDITO COMO AQUI EM MEU CONDOMÍNIO VOCÊS ESTÃO NA MÃOS DA TIRANIA MINORITÁRIA E VAI SER DIFÍCIL SAIR DESSA.

UMA ABRAÇO E SUCESSO

PS :: TANTO INTERESSE PELO PODER ...... PEDE FISCALIZAÇÃO CONTINUA,..... NÃO HÁ MAL SEMPRE DURE....... NEM BEM QUE NÃO SE ACABE

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Jussara Cunha
Jussara Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

Sandra,
Destituir sem comprovação ou fortes evidências abre essa situação: possibilidade de processo por danos morais. Acusar sem provas é crime. E se acusaram sem provas, o processo por danos é bancado pelo condomínio pois foi acusação indevida e não provada no exercício da função condominial.

A síndica está a 3 mandatos e se reelege apensa por causa das procurações. Isso não é ilegal, se não houver limitação na Convenção.

Se reeleger com 2 votos a mais, exceto que tenha havido voto de inadimplente - que ensejaria anulação da AG - isso tb não é ilegal.

Leia sobre destituição:

www.sindiconet.com.br/Busca/?=&si=destitui%E7%E3o+s%EDndico&st=1

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.