O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

cleiton

Há obrigatoriedade de fazer a Ata no mesmo dia da assembleia e passar a todos pra ler?

Por cleiton
Perguntou há mais de 1 ano

Houve um questionamento por parte de um morador que faltou com responsábilidade e por decisao sua ampliou seu imóvel usando uma area comum do corredor.Fizemos uma assembleia para autorizar o caso mas estas pessoas pagariam pelo uso.Em contra partida fulano me questionou que a Ata deveria ser escrita no ato da reunião e passado a todos .Por isso pergunto sobre a obrigatoriedade de se fazer a ata o proprio dia da reunião e sem autienticar.
Pode? ou não pode?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (4)

Ordenar:

Edylson Campos
Edylson Campos

Respondeu há mais de 1 ano

Cleiton, boa tarde.

Normalmente, com base na legislação, dispomos de 8 (oito) dias para realizar as tarefas que perguntou. Especificamente, transcrever a ata e registrá-la em cartório.

Noto também que um morador utilizou de forma indevida - ampliou seu imóvel apropriando-se de parte da área comum do edifício - isto é totalmente ilegal. Você podem pedir a tutela judicial correspondente, onde o juiz determinará a demolição da obra realizada.

Ratificando: não há necessidade, nem obrigatoriedade legal, de vocês transcreverem a respectiva ata em prazo tão restrito. Fiquem tranquilos.

Excelente dia.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
cleiton
cleiton

Comentou há mais de 1 ano

Edylson,fico muito agradecido pela orientação e clareza na resposta.Obrigado.

Atenciosamente .

Cleiton Silva-Sindico Ed.Genova.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
francisco freitas mendes
francisco freitas mendes

Respondeu há mais de 1 ano

Cleiton, isto é invenção do seu vizinho. Existe prazo legal para que a copia da ata seja entregue aos condominos, veja em sua convenção = 08 dias =

Com relação ao uso de area comun, notifique o condomino para desfazer a obra dando prazo ou caso contrario pedira o desfazimento na justiça, salvo se uma assembleia composta por 100% dos votos autorizar, 100% dos votos totais, pois vair usar parte da area comun que é de todos.

Francisco

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Osni - Assembleia.Click
Osni - Assembleia.Click

Respondeu há mais de 1 ano

A ata "prazo de registro, emissão, se é feita antes ou não" tudo isso é de menor importância quando leio em parte de sua pergunta o seguinte: ."""Fizemos uma assembleia para autorizar o caso mas estas pessoas pagariam pelo uso""""

100% (todos) autorizaram? Se não foi 100% nem adianta registrar, está ILEGAL no nascedouro!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Cleiton,

O que está errado é o morador utilizar uma área comum a todos e fazer uma obra. Isso nunca deveria ter acontecido e voces podem exigir que ele desfaça essa obra, por indevida e contra a convenção e o código civil. Voces só podem dcidir sobre isso por unanimidade dos condominos e asism mesmo deverão ver com a prefeitura como fica.

Quanto à ata ser feit na hora, não precisa. Normalmente consta na convenção o prazo para entrega que costuma ser de 8 a 10 dias.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.