O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Eduarda Ricca

Como deve ser a ordem do dia numa convocação de assembléia?

Por Eduarda Ricca
Perguntou há mais de 1 ano

No edital de convocação do meu condomínio veio na ordem do dia 4 itens.
O primeiro quer a aprovação do sub- síndico já com o nome do morador,ou seja, já se v~e que foi pré definido pela síndica e no último item vem escrito assuntos diversos.
Gostaria de saber se,primeiro- quando houve a AGO na qual foram decididos síndica e conselho já não deveria ter sido também decidido o sub e já que não foi não teria que esperar uma próxima AGO ou pode ser resolvido numa AGE mesmo?
Também gostaria de saber se esse assuntos diversos é possível pois acho muito vago,porque não colocou os assuntos de interesse?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (2)

Ordenar:

Jussara Cunha
Jussara Cunha

Respondeu há mais de 1 ano

Eduarda,
Se o sub não foi votado na AGO de eleição do síndico, pode ser VOTADO em qualquer outra AG, DESDE QUE conste da convocação "eleição para o cargo de subsíndico, conselheiros " o que esteja em aberto.

Não pode vir com nome para ser aprovado - ao iniciar a AG informe que o referido nome deve se CANDIDATAR E concorrer com outro nome ou, se não houver outro nome, a AG pode aprovar o candidato ou reprovar!

Assuntos diversos ou assuntos gerais - é a parte da AG onde se DISCUTE (NÃO SE VOTA) assuntos variados do condomínio e caso haja algo para ser votado tem que ser deixado para a próxima AG. Normalmente é qdo se discute problemas, possíveis soluções, reclamações diveresas, etc.

Qdo o condomínio não resolve os problemas cotidianos com celeridade, assuntos gerais vira lavação de roupa suja, reclamação de vizinhos, etc. Isso pq síndico deixa as coisas cozinhando em banho maria.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Osni - Assembleia.Click
Osni - Assembleia.Click

Comentou há mais de 1 ano

Sigo o eminente voto da 1ª relatora. Eu não coloco Assuntos Gerais. Termino a Assembleia no último item do Edital. Fecho o livro. Quem quiser ir para a praia, pode ir. Quem quiser ficar conversando sobre outros assuntos estou à disposição e se esses assuntos forem pertinentes serão tratados na próxima AG.

Já vi muito "assunto geral" ser tratado em AG (sem ser estudado) e virar problema no futuro porque constava em AG a aprovação ou mesmo na Convenção.
Do meu procedimento: eu informo 60 dias antes que vai haver assembleia (no boleto e no demonstrativo também) quem quiser falar de outra coisa me avise - quem sabe essa ideia não precise de orçamento? - Não avisou,,,, fica para a próxima. Como disse a 1ª relatora Jussara Cunha, é só lavação de roupa suja e não sou sabão é pó!

Vou surfar!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Eduarda, sub síndico é um cargo que deve estar definido na Convebção, pois o Codigo Civil em vigor não fala nada a esse respeito, então consulte sua convenção para saber como procede a eleição do sub em seu condomínio, se for assim, então assim será, do contrário, na assembleia levante e questione esse procedimento.
Aqui nosso último item sempre é ASSUNTOS GERAIS, nele nada é discutido, apenas fica em aberto para que algum condômino traga algo que queira que seja incluso na pautra da próxima assembleia.
OK?!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.