O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Como convocar uma assembléia quando se têm mais de 1/4 de assinaturas e adm só responde ao síndico?

Por Anderson
Perguntou há mais de 1 ano

Já obtemos mais de 1/4 de assinaturas de condôminos para ter uma assembléia. Muitas questões urgentes estão paradas no meu condomínio, por exemplo vazamento de gás e pendências da construtora, e o síndico não se posiona. É dono de uma administradora famosa no RJ, não mora no condomínio, só responde por email pra quem quer e quando quer. Pra piorar decide tudo sozinho.

Na primeira tentativa de abaixo assinado para marcar assembléia, ele entrou um contato com a administradora e questionou se as assinaturas eram de proprietários. Não tendo formas de responder isso, a administradora não participou da reunião, e avisou às 18:00 do dia anterior a assembléia marcada, e muito provavelmente não comunicou a todos pelo correio (um absurdo!).

Gostaríamos de marcar uma assembléia que pudesse destituí-lo legalmente já sabendo que ele vai tentar recorrer de todas as formas e já conhece todas as brechas nessa legislação. Como fazer isso com esse abaixo assinado, provando que todos são proprietários? Como comunicar a todos os moradores se eu não tenho o contato? Posso deixar a administradora fora disso uma vez que ela só responde ao síndico?

Ps: O condomínio é novo, e só temos aproximadamente 30/72 unidades ocupadas.

Obrigado!

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (2)

Ordenar:

Osni - Assembleia.Click
Osni - Assembleia.Click

Respondeu há mais de 1 ano

Anderson. Empresa de Administração não manda absolutamente nada! São contratados pelo Síndico para auxiliar em várias tarefas que o Síndico não tem conhecimento suficiente ou demandam um conhecimento mais profundo tais como recolhimento dos Encargos Sociais. Portanto é uma empresa de CONFIANÇA do síndico e só vai fazer o que ele manda, assim como quem limpa as caixas de gordura, caixa 'água, pintura, manutenção de elevadores etc. Portanto ela comparecer ou não, não é importante.
O Síndico deve receber cópia dessa Convocação. Nesse ponto deverão ter muito cuidado na redação para não deixar de fora nada que será tratado e nem colocar "coisas" que não podem provar.
Quem decide em condomínio é a assembleia. SEMPRE!
A assembleia manda mais que o sindico!
Destituam o síndico e contratem nova administradora.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Anderson
Anderson

Comentou há mais de 1 ano

Obrigado pela resposta. Mas sem a administradora e os contatos, como posso garantir que todos sejam avisados? Isso não é responsabilidade dela? Aviso no elevador e nos escaninhos? Temo de agendar uma assembléia e algum morador peça para anular alegando que não foi avisado.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
francisco freitas mendes
francisco freitas mendes

Respondeu há mais de 1 ano

Anderson, voce não precisa da presença do sindico e muito menos da administradora. Basta que façam convocação com protocolo e indo de apto em apto, convocando a todos inclusive o sindico se for o caso com carta registrada para ele. Reunam pelo menos 1/4 dos condominos e façam a assembleia definindo em pauta aquilo que for de interesse como: aprovação das contas ou não, destituição do sindico etc.. Na assembleia, escolham entre voces um para presidir e outro para secretariar e redigir a ata e votem. Mande para administradora copia para que seja registrada em cartorio , ja mencionado o novo corpo diretivo. Posteriormente o novo sindico podera destituir tambem a administradora se for o caso e ai não precisa de assembleia, basta somente na proxima dar conhecimento aos condominos.

Lembre-se, a lei permite que voce condomino, possa convocar assembleia reunindo 1/4 dos condominos em assembleia, não importa o que o sindico dirá ou a administradora, diga a administradora que de acordo com o codigo civil, voce fara a assembleia e se não contar com o apoio da mesma, sera destituida contratualmente.

Francisco

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.