O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Um conselho Fiscal pode ser formado a partir de quantos moradores?

Por SuelY Santana
Perguntou há mais de 1 ano

Gostaria de saber também se esse conselho fiscal pode ser eleito na mesma assembleia de votação para novo sindico, e quais outras votações que se pode realizar nesta mesma assembleia. E quais poderes esse conselho exerce nas decisões?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

francisco freitas mendes
francisco freitas mendes

Respondeu há mais de 1 ano

Suely:

- Sempre na mesma assembleia elege-se sindico e tres conselheiros.

- Nesta mesma assembleia, podera votar toda e qualquer materia, desde que conste na pauta.

- De acordo com a lei o conselho é para dar parecer nas contas do sindico. O conselho não exerce nenhum poder de decisão, podera/devera o sindico tomar opinião dos assuntos do condominio, sempre é salutar consultar o conselho.

Francisco

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Edina Becher
Edina Becher

Respondeu há mais de 1 ano

Sra. Sueli a lei diz que o conselho fiscal será formado por três membros e ao conselho cabe dar parecer sobre as contas do síndico ( artigo 1356).

Algumas convenções estabelece também a formação de um conselho consultivo este sim ajuda/ assessora o síndico na tomada de decisões. Se não houver conselho consultivo no condomínio sendo aprovado em assembléia o conselho fiscal pode exercer também esta função.

Na Assembléia Ordinária para eleição de síndico pode ter votação para escolha dos membros do conselho, aprovar as contas da gestão anterior e aprovar o orçamento para o próximo ano.

Só tenham o cuidado para que não se formem chapas com síndico e membros do conselho, porque assim se corre o risco de por na administração do condomínio um grupo de amigos ( as panelinhas ) que depois poderão ter dificuldade em ser imparciais na hora de analisar as contas, colocando a amizade acima dos interesses do condomínio. O melhor é que sejam todos candidatos avulsos e que de preferência nem tenham tantas afinidades, na minha opinião. Boa sorte.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Suely,

Normalamente o conselho é co mposto de 3 pessoas. Leia sua convenção para saber sobre isso: quem pode se candidatar, quantos são necessários. Podem ser eleitos na mesma assemléia de eleição do sindico e podem sr disutidos mais assuntos, tais como: prestação de contas do período (anual), previsão orçamentária e reajuste condominial.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.