O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Marcelo da cruz coutinho

O síndico pode mudar a administradora do condomínio, independentemente de assembléia?

Por Marcelo da cruz coutinho
Perguntou há mais de 1 ano

Meu condomínio já tem uma administradora. Descobri a existência de pendências fiscais e a administradora está me enrolando para explicar. A situação, portanto, é séria. Minha convenção de condomínio não tem nenhuma regra específica a respeito. Posso contratar outra administradora sem realizar assembléia?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Ordenar:

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Marcelo,

Primeiro leia o contrato que foi celebrado entre a administradora e o condominio e veja a clausula que trata de rescisão. A grande maioria dos contratos exige que a contratada seja informada em 30 dias antes da data da rescisão.

Depois de cancelado o contrato, pode contratar outra administradora. Ela que vai "conversar" e entregar a carta de rescisão contratual .

Quando voce rescindir o contrato, faça uma assembléia para ratificar a contratação e explique aos condôminos o porque, pois só o sindico é que sabe porque está trocando a empresa.

Se você tem certza que existem pendencias fiscais, a administradora poderá ser acionada e será responsabilizada pelo pagametos dos juros que houver por conta do não pagameto.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
francisco freitas mendes
francisco freitas mendes

Respondeu há mais de 1 ano

Marcelo, veja:

- As pendencias fiscais: o sindico e o conselho não olham a pasta mensalmente? Os impostos guias / darfs autenticados não consta na pasta de todos os meses?

- Primeira providencia é tirar a certidão do : INSS, FGTS e IR do codominio e ver se como esta a situação e isto voce mesmo podera fazer. De posse das certidões voce pode acionar a administradora extrajudicial ou judicial.

- Não acho conveniente a recisão do contrato da administradora agora, sem antes acertar as pendencias, somente se não conseguir um acordo, ai sim voce deve tomar as medidas. Talves uma boa conversa com tom legal, podera resolver o problema e evitar maiores dores de cabeça. Feito o acerto/acôrdo e liquidado a pendencia, faça a recisão e contrate outra administradora desua confiança e em seguida faça uma assembleia para ratificar a contratação com explicação do porque da troca, isto esta na lei.

Francisco.



Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
erickson fábio de Mattos
erickson fábio de Mattos

Respondeu há mais de 1 ano

Na minha opnião,

Caso realmente seja necessário a troca de administradora, marque uma assembléia,

Pois sempre quando damos a cara a tapa levamos algumas bordoadas fatais,

Faça uma reunião explique o ocorrido e já leve tres orçamentos, tenho a certezaq que diante dos fatos irão a seu favor e voce estará respaldado na assembléia, assim ninguém poderá reclamar posteriormente, principalmente os que não participam das reuniões.

Att.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Marcelo, com certeza vc deve mudar de administradora, no entanto, antes disso deve cobrar a regularização de todas as pendências possíveis, pois depois de mudar será difícil cobrar dessa administradora as ocorrências.
OK?!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Marcelo é mais fácil conseguir alguma forma de se ressarcir dos prejuizos sendo cliente da administradora do que abandonando-a, ok?

Pela minha larga experiência em lidar com empresas em pré-concordata eu sei que muitas vezes apenas os mais rápidos para perceber o problema conseguem se ressarcir de algo. Não seria o caso? Tão logo você consiga resolver os seus problemas com essa administradora então você realiza o distrato mas por enquanto, se te enrolaram e estão com a sua grana, quem realmente está com problema é você não eles.

E muito cuidado: caso você optar por não mudar de administradora no auge da crise, doravante quem efetua os pagamentos e você.

Boa sorte

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.