O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Anete Soares

Síndico e subsíndico

Por Anete Soares
Perguntou há mais de 1 ano

Em breve teremos a eleição para síndico. Estamos formando uma chapa com a participação de 5 moradoras. A moradora que possui um melhor perfil para síndica vai ser indicada pela chapa, porém ela não quer ficar com a parte administrativa. Nossa Convenção prevê a transferência de tarefas. Será que a subsíndica poderá assinar os cheques, fazer pagamentos e representar o condomínio perante terceiros? Caso positivo, serve apenas a ata da AGO ou teremos que providenciar uma procuração em cartório?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (1)

Ordenar:

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Anete,

A sun sindica tem sua função exigida somente quando sindico estiver ausente, por férias, viagem, doença ou morte.

Se a pessoa não quer ser sindica que idique outra pessoa. Não se pode ser meio sindico, tem que ser sindico por inteiro.

O sindico pode transfrir a outrem, total ou parcialmente, os podere de represent~ção ou as funções administrativas, mediante aaprovação em assembléia, salvo disposição em contrário na convenção (art. 1.349, do novo codigo civil), spó que o sindico continua sendo responsável civil e criminalmente pela adminsitração do condominio.
Quando se fala em repassar para terceiros, imagina-se que ele queira passar as funções administrativas para a administradora e ão para o sindico.

Se o subsindico quiser ficar, de acordo com codigo civil tudo bem, mas reforçando que o sindico continua responsável civil e criminalmene, não há como fugir das resposnabilidades.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.