O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

VIVIANE A F DE SOUZA

Se houver mais de um candidato a presidente da mesa, como é feita a escolha?

Por VIVIANE A F DE SOUZA
Perguntou há mais de 1 ano

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Ordenar:

Angelina Somolanji R. Oliveira
Angelina Somolanji R. Oliveira

Respondeu há mais de 1 ano

Escolha dos participantes da assembleia. A maioria vence não pode ser imposto o presidente, tem que ser aceito.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
VIVIANE A F DE SOUZA
VIVIANE A F DE SOUZA

Comentou há mais de 1 ano

Ou seja, se eu me candidatar e outras pessoas também estiverem interessadas, colocamos em votação?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Por votação da AG. A menos é claro, que sua convenção tenha pensado em disciplicar algum outro critério.

Abraços

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Jésus Lopes
Jésus Lopes

Respondeu há mais de 1 ano

Olá Viviane!
A presidência de uma assembleia é um tema muito importante.
Uma assembleia geral não é uma atividade para ser realizada de qualquer jeito, pois todas as decisões de uma assembleia passam a ser obrigatórias para todos os condôminos.
Se a assembleia geral é o órgão máximo na administração de um condomínio, então ela deveria ser vista com muito cuidado. Assim, a composição da mesa diretora dessa assembleia precisa ser muito bem escolhida pelos condôminos.
Presidente de assembleia precisa conhecer muito bem a Convenção do condomínio. Precisa ter equilíbrio, pois, ele é o mediador das discussões. Precisa ficar atento para que todas as decisões tomadas se limitem aos assuntos da pauta da reunião. Precisa ter o discernimento dos quóruns necessários para a votação.
É muito chato ter uma decisão de assembleia anulada por falta de cuidado do seu presidente. Cito, como exemplo, o presidente colocar em votação algo que foi discutido no conhecido item Assuntos Gerais. Isso não pode acontecer, mas não é incomum de ocorrer. Assuntos gerais podem ser até discutidos, mas não podem ser votados.
Assim, penso que devem concorrer à presidência de uma assembleia só aqueles condôminos que se acham devidamente preparados para desempenhar importante função. Se tiver mais de um candidato, a escolha deve ser feita por votação dos membros da assembleia, salvo se a Convenção do condomínio estipular algo diferente.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (2)
VIVIANE A F DE SOUZA
VIVIANE A F DE SOUZA

Comentou há mais de 1 ano

Jesus, o problema é que ninguem nunca se candidata. Eu mesma nem sabia da importancia do cargo. Logo, o sindico é SEMPRE o presidente nas assembleias e por isso está acontecendo tudo isso que relato em diversas perguntas neste site. Ele faz o que quer, as pessoas reclamam, mas não tem conhecimento de como podemos mudar. Eu fui omissa por muito tempo, até me incomodar e começar a ir atras de informações e orientações. Vi na possibilidade de me candidatar a presidente, uma forma até de VER o que já sai errado ao final da reuniao. Ex.: os votos são contabilizados de forma correta? o secretário (sendo o sindico presidente ele sempre convida a funcionaria da adm para secretaria e um monte de coisa fica fora da ata e a mesma é enviada tres meses depois...... quando a maioria nem se lembra mais do que foi discutido). conferencia dos inadimplentes que nao podem votar... enfim, ter um certo "poder e controle" que deixamos sempre a cargos das pessoas que não fazem questão de essa realidade mude entende? é como se fosse terra sem lei. Aqui só existe a lei do sindico!! e queremos MUDAR isso urgente e está muito complicado....muito mesmo. Eles parecem não se abalar, como se nós não soubessemos de informações importantes que eles usarão contra nós (legalmente falando) e querem deixar que a gente de mesmo um tiro no pé e passe como "loucas e barraqueiras". E não é isso que queremos. queremos apenas que as irregularidades venham a tona e queremos concientizar a maioria ignorante que acha que É ASSIM MESMO QUE FUNCIONA A ADM DO CONDOMINIO, POIS NUNCA TIVEMOS NADA DIFERENTE DISSO... :(

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
francisco carlos goldbaum sant
francisco carlos goldbaum sant

Comentou há mais de 1 ano

ola Jesus
SOBRE SEU COMENTÁRIO : "Assuntos gerais podem ser até discutidos, mas não podem ser votados".
solicito informações do embasamento legal desta afirmativa ? no aguardo agradeço !

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
francisco carlos goldbaum sant
francisco carlos goldbaum sant

Respondeu há mais de 1 ano

ola Viviane ,
sei que ja houveram boas respostas , mesmo assim como somente hoje vi sua pergunta digo o seguinte :
o sindico por uma simples questão de etica nunca deve ser o presidente das assembléias , pois são dois poderes distintos , o sindico executivo e assembléia soberana legislativo , assim se o sindico no momento de assembléias ainda é o presidente , obvio que os resultados serão sempre poucos transparentes . Entendo que em alguns condominios mais antigos , devido ser a construtora ou incorporadora quem patrocinou a convenção , por questões diversas geralmente autoritárias , manda colocar que o sindico será o presidente nato de todas as assembléias . Legalmente não há impedimento , mais não deve prevalecer não é nada democratico . Sobre ter mais interessados , sem duvida a votação deve eleger o presidente e secretário se for o caso .

Fonte: auto didata

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Releolucas jr
Releolucas jr

Respondeu há mais de 1 ano

Boa Noite!!!!!!

Havendo mais de um candidato, será feito votação entre os presentes na assembléia.

Renato

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.