O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Auditoria no condomínio, como requisitar?

Por Odete Soares
Perguntou há mais de 1 ano

Algumas obras e serviços foram aprovadas, em pleno dia 20/12, quando a maioria dos condôminos estavam ausentes. Acontece que estas despesas ainda estavam em discussão, sendo que, uma delas de impermeabilização, já havia sido efetuada por outra Empresa há menos de 3 meses.

Fora isto, existem vários erros na administração atual, como falta de brigada de incêndio, troca de empresas de terceirização constantes, etc, e muitas obras com valor excessivo.

Gostaria de saber como faço pra requisitar uma AUDITORIA INDEPENDENTE, para analisar as contas e administração dos recursos do condomínio.

Aguardo, obrigado

Odete

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

Kleber Gonçalves de Almeida
Kleber Gonçalves de Almeida

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde prezada,

Odete,

Para aprovar uma auditoria deve discutir a mesma em assembleia, com item de pauta e quorum simples.

O custo não é barato, sendo em média de R$ 400,00 à 600,00 por cada mês analisado.

Att,

Kleber - SP

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Odete Soares
Odete Soares

Comentou há mais de 1 ano

Fiz um comunicado, pedindo a convocação de uma Assembléia Extraordinária, para discutir o assunto. Talvez seja melhor pagar um contador/auditor independente, do que continuar pagando as contas de uma péssima administração.

Obrigado pela ajuda.

abraços,

Odete

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Odete você vai pagar os custos da auditoria, é isso? Custa caro ok? Mas você sempre pode fazer valer seu direito de condômina e verificar todas as pastas, junto com o auditor. Ou pedir autorização da AG para que seu auditor o faça.

Se você pretende que o condomínio pague só mesmo se conseguir convencer a AG. E só é útil uma auditoria para contas ainda não aprovadas.

E a auditoria apenas verá as contas: data de realização de assembleias e brigadas contra incêndio simplesmente não serão problemas do auditor. Se o prédio está mal administrado não seria o caso de reunir 1/4 dos condôminos e eleger novo síndico?

Boa sorte

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Odete Soares
Odete Soares

Comentou há mais de 1 ano

Obrigado pela resposta, Marisa. Eu pensei em uma auditoria, exatamente por não ter tempo, nem conhecimento suficiente, para analisar as pastas. Creio que, a maioria dos moradores, também não.

Caso não aprove uma auditoria, podemos chamar um contador particular? Acho que o custo seria mais em conta, certo?

Outra pergunta, relevante: estas obras de impermeabilização, e colocação das câmeras de segurança, por empresa desconhecida, foi aprovada em 20/12/2012, ou seja, ÀS VESPERAS DO NATAL..eu li que a lei pede 2/3 dos proprietários, para aprovar DESPESAS EXTRAORDINÁRIAS, correto? Na reunião tinha apenas 5 moradores (a maioria do próprio conselho), em um prédio de 11 andares.

ISTO ESTÁ CORRETO? DESPESAS EXTRAS, VALOR ALTO, NÃO TERIA QUE SER DISCUTIDO NO COMEÇO DO ANO, E COM A MAIORIA DOS PROPRIETÁRIOS?

Aguardo, obrigado.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Fernando
Fernando

Respondeu há mais de 1 ano

Prezados, boa noite.

Atuo como auditor independente, com mais de 8 anos em experiências em grandes instituições (nacionais e internacionais, além de condomínios).

Permaneço a disposição para todos os esclarecimentos e dúvidas sobre auditoria em condomínios.

Abaixo segue contato:

fernaumdo@hotmail.com

Fonte: Auditoria em condomínios

Assinatura: Fernando Augusto
fernaumdo@hotmail.com
Independent Audit

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.