O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Realizamos uma Assembléia Extraordinária para aumento da taxa condominial...

Por Vitório Malaco Neto
Perguntou há mais de 1 ano

Realizamos uma Assembléia Extraordinária para aumento da taxa condominial, é necessário pelo estatuto a presença de 2/3 dos condôminos mas fiquei na duvida quanto o resultado da votação, não sei se o votado é necessário aprovação dos 2/3 ou maioria dos votantes a favor na Assembleia??q=Realizamos uma Assembléia Extraordinária para aumento da taxa condominial, é necessário pelo estatuto a presença de 2/3 dos condôminos mas fiquei na duvida quanto o resultado da votação, não sei se o votado é necessário aprovação dos 2/3 ou maioria dos votantes a favor na Assembleia?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

ANGELICA THOMAZ
ANGELICA THOMAZ

Respondeu há mais de 1 ano

Vitório.
Em segunda convocação, a assembleia poderá deliberar por maioria dos votos presentes, salvo quando exigido quórum especial. Como é prestação de contas e previsão orçamentária se você for esperar por 2/3 vai ser difícil. A assembleia é soberana. Depois quem não participa fica reclamando.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Calma aí. Por lei aumento no rateio é aprovado com maioria simples; entretanto a convenção sempre pode determinar quóruns diferentes ok? E nesse caso seria mais fácil o meu prédio ir à bancarrota do que eu conseguir reunir 50 pessoas na AG.

O estatuto exige 2/3 dos condôminos para AGE deliberar sobre qualquer assunto? Porque o aumento do condomínio seria, em princípio, matéria para a AGO.

Abraços

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
ANGELICA THOMAZ
ANGELICA THOMAZ

Comentou há mais de 1 ano

Marisa
Como as AGO podem ser até março, não reparei que era extraordinário. Nesse caso não seria 1/4?
Ou só para convocação?

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Vitório, leia com calma (e o auxílio de um advogado) a sua Convenção, se constatar que até para reajuste da taxa vc precisa dos 2/3 de aprovação, mobilize e corra alterar isso, antes que o condomínio vá à falência; aqui qdo consigo que 10% esteja presente já é uma vitória.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.