O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Síndica querendo impedir assembleia convocada por condônimos.

Por Leticia
Perguntou há mais de 1 ano

Conseguimos finalmente e com muito esforço convocar uma assembleia para que a síndica prestasse esclarecimentos sobre várias irregularidades e gastos misteriosos. Porém, quando ela ficou sabendo da assembleia emergencial, surtou pelo prédio, disse que poderia vir até autoridades que ela não ia deixar fazer a assembleia, não vai deixar usar o salão (já proibiu os porteiros de nos entregar a chave) e não comparecerá. Para os desavisados dos problemas que ocorrem aqui, ela já esta indo de porta em porta avisando que não é para comparecer no dia pois essa assembleia não é oficial e muitos estão caindo na lábia dela, ao invés de desconfiarem desse medo todo dela de prestar contas.

Se no dia da assembleia ela surtar novamente e realmente nos impedir de fazê-la, qual atitude devemos tomar? Polícia, ministério publico? Pois ela já insinuou também que proibirá a entrada de qualquer pessoa no prédio no dia da assembleia (sim, ela acha que é dona daqui).

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (6)

Ordenar:

Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Leticia,

Depende da forma como voces convocaram essa assembléi, poderão realizá-la ou não.


Voces fizeram um abaixo assinado com 1/4 dos moradores adimplentes para convocar a assembléia? mandaram a convocação para todos os proprietários, inclusive a sindica? têm como provar que as pessoas receberam a c onvocação? 100% dos proprietário têm que receber a convocação sob pena dela ser impugnada.

Espero que vocês tenham feito tudo dentro da Lei condominial e se estiver tudo certo a sindica não pode impedir nada, pois ela não é a dona do condominio e sim apenas a sindica.

Caso ela queira impedir a realização da assembléia, chamem a polícia.
Gostaria qe desse mais detalhes para poder te orientar melhor.
Fico aguardando.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Gilson Ribeiro do Valle
Gilson Ribeiro do Valle

Respondeu há mais de 1 ano

Leticia

Vou acrescentar um pouco mais aos comentários da Telma, se me permite.
Uma assembléia mal convocada poderá ser anulada, deve ter todos os itens
que a Telma citou, e digo mais no Edital de Convocação deverá constar na pauta
os assuntos que serão tratados nesta assembléia.
Lembre-se bem, se em assembléia anterior vocês já aprovaram essas contas de nada adiantará
você convocar uma outra para tirar satisfação, não adianta chorar sobre o leite derramado.
A polícia simplesmente não poderá impedir a realização da assembléia, para isso a Síndica
deverá buscar a Justiça,para que através de uma cautelar consiga impedir a realização e conseguirá caso a convocação não preencher os quesitos legais.
De mais informações para que a Telma possa complementar as orientações e lembre-se do
ditado, cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

Boa Sorte

Gilson

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Leticia
Leticia

Comentou há mais de 1 ano

Na assembleia anterior não aprovamos as contas do condomínio porque o preço da taxa condominial iria ficar absurdo. Após isso, juntamos alguns moradores e ficamos de fazer uma previsão orçamentária paralela que seria mostrada em nova assembleia. Porém, a síndica e representante da administradora não gostaram nada disso e decidiram que a nova assembleia seria para cancelar a anterior, impedindo que a nossa previsão orçamentária fosse mostrada e impedindo também que as pastas de contas fossem verificadas. E isso foi o que gerou nossa desconfiança.

Reunimos então 1/4 de proprietários adimplentes e convocamos a assembleia emergencial com um edital de pautas bem definidas que foi enviado para os 80 proprietários e protocolados com o aviso de recebimento, inclusive aqueles que alugam seus apartamentos. Fizemos certo?

Ela disse que não irá permitir que a assembleia ocorra e está desesperada indo na casa dos proprietários pedindo para que eles não apareçam no dia porque essa assembleia não é válida.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Leticia a assembleia acontece, com ou sem a presença dela, ok?

E se a assembleia não se reunir o juiz decide a pedido de qualquer condômino interessado. Se ela não prestar contas, mais fácil convocar uma noba AGE para destituí-la, nem que a assembleia se reuna no meio da rua.

Evidente que vocês podem sim bater de porta em porta (como ela fez) dizendo que a assembleia acontecerá. E claro, se ela cometer a estupidez de tentar impedir que condôminos adentrem no prédio, a coisa termina na polícia. Triste mas necessário; porque nesse caso melhor cortar o mal pela raiz.

Boa sorte

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Leticia
Leticia

Respondeu há mais de 1 ano

Uma coisa absurda que ocorreu depois é que os porteiros daqui viraram a cara pra gente Nenhum cumprimenta mais e até a conta do condomínio eles não estão entregando pra quem está contra ela.

Ela os agrada com "bônus" e por isso eles fazem o que ela quer. O zelador mesmo ganha muito dinheiro aqui e tem uma vida muito melhor que a dos moradores. Só que ele sabe muita coisa dela também, pois larga o trabalho no meio do expediente, xinga os moradores e ela não faz absolutamente nada e ainda diz que ele é exemplar. Infelizmente a coisa fica ruim para nós moradores, já que os funcionários pegam raiva da gente, achando que queremos prejudicá-los e cortar a boa vida que eles tem.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Marcos
Marcos

Comentou há mais de 1 ano

Realmente triste e incomoda a situação que vc passa, eu apoio que vc lute contra isso, afinal além de seu patrimônio também seu bem estar encontram-se ameaçados. E por sinal, assim que trocar a síndica, chamar os funcionários e informar que "ou mudam ou serão mudados".

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Carolina
Carolina

Respondeu há mais de 1 ano

Letícia, estava lendo seu caso pois estou vivenciando um idêntico em meu condomínio! Convocou-se assembleia por mais de 1/4 dos condôminos com a pauta de "apresentar desconformidades nas ações e prestações de contas da atual gestão". A asembleia está assinada por condôminos adimplentes, dentro do prazo da nossa convenção, foi protocolada na administradora, teve as assinaturas conferidas, e seu edital foi entregue e protocolado por todos os condôminos. Está perfeita! Mas o sindico pirou!!! Está fazendo como aí no seu condomínio, já falou que vai proibir de usarmos o salão previamente reservado, que vai chamar a polícia, está falando para todos que é ilegal..... Queria saber como foi no seu prédio, deu certo??? Nossa assembleia é em 10 dias..... Obrigada!!!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Flavio Augusto Maciel Castaldelli
Flavio Augusto Maciel Castaldelli

Respondeu há mais de 1 ano

Tudo dentro da conformidade, agora é fazer a Assembléia e eleger um novo sindico, de preferencia um Profissional.Se voces não estiverem satisfeitos mandam embora.
Os funcionários esqueceram que são pagos pelos moradores, no meu predio coloquei ordem e como eles não trabalhavam com profissionalismo, foram todos pra rua.
Estou muito satisfeita com a empresa terceirizada.
Boa sorte!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.