O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

Sindico pode utilizar fundo de reserva pra fazer compra de uma esteira nova p/ academia condomínio?

Por Leandro Mott
Perguntou há mais de 1 ano

Gostaria de saber se o sindico pode utilizar o fundo de reserva pra fazer a compra de uma nova esteira pra academia do condomínio.

A esteira que possuímos esta ruim e o sindico colocou em pauta na assembleia ordinária a Aprovação da compra de uma nova esteira, profissional, com inclinação, etc, etc. Trouxe 3 orçamentos e por fim aprovou-se a substituição da esteira por uma nova no valor de R$8.000,00. O problema é, que a verba para a compra que será utilizada é a do fundo de reserva.

Na convenção do prédio diz que o fundo de reserva deve ser usado para reparos emergenciais.
Isto que ocorreu está correto? Pode ser considerado um reparo emergencial?

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (3)

Ordenar:

Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Leandro e por acaso a convenção do seu prédio estipula qual o valor que vocês precisam manter no Fundo de Reserva?

Você está certo num ponto: não é um reparo emergencial. Mas não deixa de ser dinheiro do condomínio usado, com autorização da assembleia, para conforto dos condôminos, não é mesmo?

Eu não acredito que valha a pena você se insurgir, mas o caminho seria reunir 1/4 dos condôminos e convocar uma nova AGE para rever essa decisão. Pessoalmente eu nem tentaria a menos que, pesquisando na internet, descobrisse que o preço está acima do mercado.

Boa sorte

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
Leandro Mott
Leandro Mott

Comentou há mais de 1 ano

Marta,

Realmente não é estipulado um valor mínimo pra se manter no fundo de reserva. Sendo a convenção omissa nesse ponto, qual é o valor ideal ou, se for o caso, existe alguma legislação sobre valor mínimo necessário?
Sempre que uma decisão similar a esta do caso da esteira for aceita através de maioria de votos em assembleia, o fundo de reserva pode ser usado quando se bem entender pelo sindico e pela decisão dos presentes?

Realmente concordo que criar polêmica por este assunto é desnecessário, inclusive sou favorável a troca da esteira.
Minha intenção principal neste questionamento é me informar pra poder ter um posicionamento mais claro nas próximas assembleias e verificar a idoneidade do sindico, que devido a outras questões ocorridas em meu condomínio, ficou em cheque para mim.

Obrigado

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Leandro,

Realmente o fundo de resserva é para obras emergenciais mesmo e não é o caso. O que ele pode fazer é um rateio extra, se não tiver dinheiro em caixa para pagar. Ela pode também dividir em parcelas e assim nãoprecisar fazer rateio extra.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Leandro, se a assembleia aprovou o uso do fundo de reserva para a compra da esteira, está aprovado, o síndico é que só pode usar esse fundo para emergências sem autorização prévia da assembleia.
Aos poucos vcs vão repondo esse fundo, aqui fazemos isso periodicamente, qdo o fundo fica muito alto, usamos parte ou todo ele para obras no condomínio, assim, diminui o rateio extra ou até nem é necessário.
OK?!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.