O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

UM CONDÔMINO QUE NÃO RESIDE NO CONDOMÍNIO PODE PARTICIPAR DAS ASSEMBLEIAS VOTANDO ATRAVÉS DE E-MAIL?

Por FRANCISCO CANINDE DA SILVA
Perguntou há mais de 1 ano

Tem moradores que não reside no nosso condomínio, porem eles me perguntaram se pode após receber o edital de convocação(comunicamos sempre a eles através de e-mail) votar nas deliberações e esse voto seria lido durante as reuniões.

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (5)

Ordenar:

Kleber Gonçalves de Almeida
Kleber Gonçalves de Almeida

Respondeu há mais de 1 ano

Boa tarde prezado,

Não pode, a não ser que seja feita uma assembleia e nesta, com quourm da unanimidade, seja aprovada a assembleia virtual.

Att,

Kleber- SP

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Eduardo Gimenez Junior
Eduardo Gimenez Junior

Respondeu há mais de 1 ano

Ate o presente momento o voto virtual não é valido.Mesmo porque a assuntos que precisam de discussão e votação no momento da assembleia.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
EBERSON FERREIRA
EBERSON FERREIRA

Respondeu há mais de 1 ano

não pode

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Ver todos os comentários (1)
FRANCISCO CANINDE DA SILVA
FRANCISCO CANINDE DA SILVA

Comentou há mais de 1 ano

Obrigado a todos pela ajuda.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Francisco,

Não é permitido voto por e-mail . Eles que forneçam os endereços onde estão para voc~e mandar a convocação. Porém eles não poderão votar sem estar presentes.
Se o condomínio puder fazer uma assembleia virtual, é permitido, porém é preciso saber como fazer.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Colegas, a assembleia virtual começa a ser uma opção, porém sua implantação exige cuidados e investimento em tecnologia, não é simplesmente o condômino mandar seu voto por email, isso não existe e nunca existirá; muitos já devem ter visto algumas entrevsitas feitas com o Dr. Marcos a respeito desse assunto, ele administra condomínios com essa tecnologia.
O primeiro passo é a Convenção prever que a assembleia possa ser virtual, não apenas presencial, então, se vcs têm suas Covenções como a minha que diz textyualmente que a assembleia será presencial, terão que alterar o texto, conseguindo o fatídico 2/3 do total de condôminos.
Passado o primeiro entrave, aí vem a parte técnica, já existem no mercado ao menos 2 empresas trabalhando com softwares que possibilitam a assembleia virtual, porém, há que se ter muito cuidado, pois o software deve garantir que quem está logado é o condômino e que ele votou uma única vez, ou seja, exige login e senha e a tal criptografia e outros itens de segurança virtual.
Um detalhe, a assemlbiea pode ocorrer apenas simultaneamente com a assembleia presencial ou pode ficar em aberto já antes da assembleia presencial, isso é mais um compolicômetro, ainda mais se a pessoa resolver votar virtualmente de um jeito e se arrepende e comparece na assemlbiea presencial para mudar seu voto; por isso, exige controles de votação bem rígidos e que sejam de conhecimento do presidente da assembleia (imaginem um condomínio com 100 unidades que no final contabilize 110 votos?!?!).
Enfim, com a chegada da Certificação Digital, abriu-se caminho para a assembleia virtual, mas deve ser analisado com muito cuidado, pois um questionamento judicial derruba facilmente o que for aprovado dessa forma, uma vez que nossa justiça ainda é analógica.
OK?!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Ranking do Mês

Usuários que mais respondem as perguntas

Pontuação
Entenda como funciona
Ranking geral

Faça suas cotações agora:

7.146 Compradores
14.703 Cotações
6.000 Fornecedores
Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.