Reprovação de contas de gestão encerrada

A última gestão, do qual sou conselheiro, encerrou-se em 31/7/13. Na AGO, onde também a nova gestão foi eleita, reprovou as contas (como um todo), sem entrar em detalhes no que estava irregular. Todas as despesas extraordinárias foram aprovadas em assembleias e comprovadas nos balancetes. O ponto principal foi oriundo do fato de que o condomínio está com valor muito alto por conta de três obras simultâneas (todas aprovadas em assembleias) e que foram oriundas de intimações da defesa civil (fachada, marquise e elevadores), ou seja teríamos que fazer, senão o condomínio seria multado. Assim, um dos condôminos (que acabou sendo eleito síndico, pois veio munido de incontáveis procurações) alegou má gestão nas 3 obras, pois solicitou NOVAS PROPOSTAS das empresas que já haviam participado da cotação de cada uma das obras, e que tiveram preço superior às que executam os serviços. Só que essas novas propostas têm valor inferior ao apresentado na época da cotação inicial; ele alegou má gestão pois não foi feita uma negociação adequada, trazendo uma despesa maior que a necessária ao condomínio... Outras despesas extraordinárias foram necessárias, mas como o condomínio está elevado e a inadimplência é elevada, o síndico na época chamou apenas o Conselho e nos consultou sobre não ratear essas novas despesas (de forma consciente, sabendo que o correto seria fazê-lo), de modo a não onerar mais ainda os condôminos, e nós concordamos, pois existia caixa na conta condomínio. O fato foi comunicado depois em AGE. Só que com o tempo a conta condomínio ficou no vermelho, embora as despesas fossem pagas com o saldo de outras contas (fundo de reserva, etc.). Esse foi mais um ponto para a REPROVAÇÃO TOTAL das contas da gestão que se encerrou. Pergunto: 1) os fatos descritos são motivos para a reprovação total das contas, ou deve-se discriminar o que não estava correto?; 2) Fala-se em contratar auditoria das contas da gestão - o que acarretaria judicialmente para síndico, subsíndico e conselheiros? Desculpem pela descrição extensa dos fatos. Obrigado.

Imagem de perfil Marcelo S F da Silva
Conselheiro(a)