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O síndico pode mudar a administradora só com aprovação do conselho?

Por Milton José Andreozzi
Perguntou há mais de 1 ano

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Respostas (4)

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E. Rui Franco
E. Rui Franco

Respondeu há mais de 1 ano

Milton, a administradora é funcionária do síndico, ele deve só avisar de sua mudança. E não precisa nem de autorização de conselho, que é um mero fiscalizador.

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Bianca Lunetta Panariello
Bianca Lunetta Panariello

Respondeu há mais de 1 ano

Milton,

O Código civil no artigo 1348 diz que o síndico pode deixar a administração por conta de terceiros (administradora) com a devida aprovaçao em assembléia, salvo se a convenção dispuser ao contrário.

Leia a convenção e veja se o sindico tem autonomia para escolher sua administradora, se tiver nem do conselho o síndico precisa para realizar a mudança.

Ao meu ver, nada mais coerente deixar a escolha para o´síndico, porque alem de ser ele quem vai tratar dia a dia com a administradora ele é quem responde por sua gestão por 5 anos, logo tem que escolher uma administradora que ele confie, não é verdade!?

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Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Milton,

De acordo com o Art. 1.348, IX, §1º, "o sindico pode transferir a outrem, total ou parcialmenye, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembléia, salvo disposição em contrário da convenção".

Como a administradora tem que ser uma empresa de confiança do sindico, ele escolhe e leva para a assembléia para informar que está trocando e ratificar. Se houver alguém contra, discute-se o motivo.

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Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Milton porque existe o nome "administradora" o pessoal confunde tudo. Vamos ver: o síndico precisa consultar conselho ou assembleia toda vez que muda a empresa de manutenção do elevador? Ou toda vez que contrata um advogado para cobrar o inadimplemente? Ou para mudar a terceirizada dos funcionários?

A administradora, apesar do nome, é só mais um prestador, que vai emitir um balancete, vai emitir os boletos MAS NÃO VAI: assinar cheques, contratar serviços, etc. Ou seja, a administração continua com o síndico, isso que a administradora faz, se vocês optassem por-auto gestão, seria feito por um auxiliar de escritório.

Entente porque ele não precisa de autorização? Ele continua administrando.

Outro ponto de dificuldade é sobre o que diz a convenção, então vamos combinar o seguinte: a convenção não pode proibir o que a lei permite ou facultar o que a lei proibe; no que a convenção for diverente do que está disciplinado no código civil vale o código civil, ok?

Abraços

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