O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Pergunta

o condómino tem direito de ver a pasta balancete, mesmo tendo conselheiros

Por maria lucia gonçalves de souza
Perguntou há mais de 1 ano

Responder esta pergunta
WhatsApp
LinkedIn

Aviso: O portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo ou mensagens veiculados nesse espaço.


Respostas (8)

Ordenar:

Bianca Lunetta Panariello
Bianca Lunetta Panariello

Respondeu há mais de 1 ano

Tem sim maria!

Peça que faça um requerimento formal e entrgue cópia por conta de quem pediu!

No art. 1348, inciso VIII do Código Civil, o síndico é obrigado a prestar conta sempre que exigido!

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Angela Merici Grzybowski
Angela Merici Grzybowski

Respondeu há mais de 1 ano

Maria Lucia, todo condômino tem direito a ver a pasta de documentos, mas tenha o cuidado de definir como será esse procedimento:
- se ele vai poder retirar a pasta e ficar um tempo com ela, aí registre que a pasta está com ele e qdo ele entrega, verifique assim que ele devolve a pasta se está tudo em ordem, se nada falta;
- se ele vaiu ver em um local do condom´nio por um x tmepo, or exemplo, no escritório por 1 ou 2 horas; etc

Isto porque a pasta deve ser preservada pois estão todos os documentos do condomínio e nada deve ser danificado ou retirado dela.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
RAPHAEL DE OLIVEIRA ALVES
RAPHAEL DE OLIVEIRA ALVES

Respondeu há mais de 1 ano

Oi Malú!

Tem sim! Aliás, o direito de ver a prestação de contas é de todos!

Portanto, marque uma AGE e apresente todos os balancetes aos presentes, pois assim você evita problemas quanto à Administração que está sendo efetuada.

Att.,

Raphael Alves

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
E. Rui Franco
E. Rui Franco

Respondeu há mais de 1 ano

Maria Lucia, tem todo direito de analisar a pasta sim. Porém em dia e hora a ser marcado pelo Síndico e na presença dele. Não poderá levar a pasta para casa. Há certos casos, em que o Condomínio possui esses documentos em mídia gravável. Então ele poderá até lhe ceder. Mas as pastas com documentos originais, são guardadas sob a responsabilidade dele. Mas reitero o cuidado com a solicitação e a fundamentação de sua dúvida, pois se o acusar de algo, ele poderá exigir que comprove e se não comprovar, poderpa ficar difícil o relacionamento de vocês e possivelmente até haja alguma ação processatória de um contra o outro. Normalmente há balancete enviado e após análise do conselho fiscal, as pastas vão para arquivo, aguardando a AGO para aprovação ou não delas.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Marisa Marta Sanchez
Marisa Marta Sanchez

Respondeu há mais de 1 ano

Oi Maria Lucia

Ver as pastas é diferente de prestação de contas, ok. Então veja na sua convenção como esse assunto está disciplinado. Já te adianto que o usual é você ver as pastas na administradora ou, casos vocês não tenham administradora, você verá as pastas na presença do síndico. Como já foi explicado a você, a guarda dos documentos é de responsabilidade dele (síndico).

A colega Bianca cita o código civil, artigo 1348, então cabe um pequeno esclarecimento: prestar contas à ASSEMBLEIA, anualmente e quando exigidas significa que as contas serão prestadas quando forem exigida pela assembleia, individualmente o síndico não tem obrigação de prestar contas a ninguém. Como eu disse você pode ver as pastas mas questionar é na assembleia. Outra coisa, se as contas já foram aprovadas pela assembleia não é muito produtivo reabri-las.

Abraços

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Maria Telma Falcão de Carvalho
Maria Telma Falcão de Carvalho

Respondeu há mais de 1 ano

Claro que tem Maria. Se o condomino tem duvida com relação a determinado gasto e ele pedir para ver a pasta, o sindico pode mostrar, porque não?
Se você negar eles vão dizer que deve ter alguma coisa irregular.

O que nao pode é: levar a pasta para casa, pois é responsabilidade do sindico manter por 5 anos a guarda desses documentos, mas pode ver na frente do sindico, exatamente porque ele é quem responde se desaparecer algum documento.

O que não pode é tornar-se rotina e o sindico ter que marcar hora diariamente para ficar mostrando os documentos.

Em 5 anos ded sindicancia, apenas 2 moradores me perguntaram sobre "despesas diversas"; eu ewx´pliquei o que era, em plana AGO e disse que se ele tivesse alguma duvida poida ver no site da administradora que tinha tudo explicadinho, nota fiscal por nota fiscal. Convidei-o a vir até a administação para que pudesse mostrar e ele nunca apareceu , porque viu que não tinha como classificar em outras contas aqueles despesas.
Outro chegou e cdisso: DF.Telma, como eu faço para ver as pastas? Eu faleo:só se for agora, sente-se e ele disse: não agora eu estou muito ocupado mas depois eu volto e até hoje eu o espero;.
Quando o sindico é honesto e não tem medo de mostrar eles ficam mais confiantes e também nem todo condomino quer saber das contas. São exceções.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Bianca Lunetta Panariello
Bianca Lunetta Panariello

Respondeu há mais de 1 ano

To com a Telma e não abro. Eu adoro quando alguem tem duvida, adoro explicar. Se o síndico titubear ja da margem à desconfiança.

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn
Adelaide Neusa Feldens
Adelaide Neusa Feldens

Respondeu há mais de 1 ano

As conselheiras fiscais tem direito a ver os debitos de outros condomonos.

Fonte: Dividas em atraso

Compartilhar
WhatsApp
LinkedIn

Conteúdos relacionados

Aviso importante:

As recomendações contidas nesta seção são realizadas pelos próprios usuários do Portal SíndicoNet, que não revisa nem controla as respostas apresentadas. Desta forma, o Portal SíndicoNet não assume nenhuma responsabilidade, a qualquer título, pela correção ou exatidão das respostas apresentadas, que são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Neste sentido, o Portal SíndicoNet não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização das recomendações contidas nesta seção. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.